Roraima registra sua menor taxa de desemprego da história e fica entre as quatro menores do Brasil

Durante o terceiro trimestre de 2022, a taxa de desemprego em Roraima ficou em 4,9%. – Fotos: Secom/RR

Nos últimos quatro anos, a atual gestão do Governo de Roraima vem realizando ações que tornaram possíveis a chegada de novas empresas ao Estado e a criação de postos de trabalho.

O resultado dessas ações está na divulgação dos dados de desemprego, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Segundo o levantamento, durante o terceiro trimestre de 2022, a taxa de desemprego em Roraima ficou em 4,9%.

Com isso, o Estado atinge a oitava queda consecutiva, registrando o menor valor em toda a série histórica, existente desde 2012, ficando bem abaixo da média nacional, de 8,7% no mesmo período.

A nível nacional, o Estado apresenta a quarta menor taxa de desemprego do país, atrás apenas de Rondônia (3,9%), Santa Catarina e Mato Grosso (ambos com 3,8%). Se comparado com os outros estados da Região Norte, Roraima fica atrás apenas de Rondônia

“Isso é fruto do nosso trabalho desenvolvido para atrair novos investidores e novas empresas para Roraima, bem como para criar condições para que as empresas que aqui já existem crescessem, pois, com empresas fortes, temos mais postos de trabalho disponíveis para a nossa população”, destacou o governador Antonio Denarium.

O secretário de Planejamento e Orçamento, Diego Prandino, ressaltou que a atual gestão sempre teve como prioridade maior o bem-estar da população por meio do desenvolvimento econômico, atuando na atração de investimentos e na criação de um ambiente empreendedor.

Liberdade econômica

As ações promovidas pelo Governo de Roraima colocaram o Estado como primeiro colocado nacional em liberdade econômica em estudo do Instituto Mackenzie, publicado em julho de 2021. A avaliação mede a capacidade dos indivíduos agirem na esfera econômica sem restrições indevidas.

“Nos últimos quatro anos, Roraima foi destaque recorrente em gestão financeira, em exportações e em geração de empregos formais. Esse é o resultado de uma gestão séria, focada na população e no crescimento do nosso estado, cujo trabalho é o responsável pela instalação de novas empresas e pela geração recorde de empregos”, frisou Prandino.

Queda contínua da taxa de desemprego

Roraima tem apresentado queda contínua nas taxas de desemprego no Estado, se levado em consideração os dados do IBGE.

O Estado começou 2022 com uma taxa de desemprego de 8,8% no primeiro trimestre, já abaixo da média nacional. No segundo semestre, esse índice caiu para 6,2%.

De acordo com o economista e secretário-adjunto da Seplan, Fábio Martinez, essa queda sequencial se deve ao aumento da geração de empregos formais em todos os setores, em especial nos setores de comércio, agropecuária e indústria focada na produção de gêneros alimentícios, o que coloca o Estado em seu melhor momento econômico da história.

“Nunca tivemos antes uma taxa de desemprego tão baixa e, mesmo proporcionalmente falando, a gente nunca teve imposições e destaque em relação a taxa de desemprego. Historicamente nossa taxa de emprego sempre foi acima da média nacional e agora a gente está tendo uma das menores do Brasil”, explicou.

Ayan Ariel

 

Veja também

Topo