A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) vai oferecer diversos serviços médicos e sociais gratuitos no município de Rorainópolis nos dias 22, 25, 26 e 27 de abril. O evento ocorre na sede da instituição, localizada na BR-174 (próximo à rodoviária), das 9h às 17h.
A caravana da Procuradoria da ALE-RR é realizada em parceria com o governo do Estado e prefeitura de Rorainópolis e ofertará, no sábado (22), consultas médicas com especialistas em oftalmologia, ortopedia e clínico geral, bem como exames ginecológicos e consultas com fisioterapeutas e nutricionistas. Além disso, serão disponibilizados espaço kids e serviços de beleza com maquiagem, esmaltação de unhas, design de sobrancelha, corte de cabelo, assim como oficinas de crochê e artesanato.
No período de 25 a 27, a “Carreta do Amor”, veículo médico do Hospital do Amor, realizará mamografia, procedimento que serve para identificar lesões, nódulos e diagnosticar precocemente o câncer de mama. Conforme recomendação do Ministério da Saúde, o exame é destinado às mulheres acima dos 40 anos, ou a partir dos 35, àquelas que possuem histórico familiar da doença.
Em todos os dias da caravana, o Chame (Centro Humanitário de Apoio à Mulher) estará presente com atendimento de equipe multiprofissional composta por psicóloga, advogada e assistente social para acolher e instruir mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.
A procuradora especial da Mulher da Casa Legislativa, deputada Joilma Teodora (Podemos), ressaltou que um dos objetivos é levar mais cidadania ao município do Sul do Estado.
“Rorainópolis é a segunda maior cidade de Roraima em número de habitantes e lá, como em Boa Vista, os índices de violência doméstica contra a mulher são alarmantes. Nossa intenção é levar não só os serviços da nossa procuradoria, e sim oferecer atendimento na área de saúde, beleza, assim como ofertar palestras, oficinas entre outras atividades”, afirmou a parlamentar.
Glauci Gembro, diretora da Procuradoria Especial, frisou que o evento objetiva atender toda a família. “O foco das nossas ações são as mulheres, mas atenderemos a população como um todo, pois também teremos um espaço especial para as crianças. Afinal, às vezes é o pai que precisa de um corte de cabelo ou o avô que necessita de uma oftalmologista e, dessa forma, vamos abarcar toda a família”, declarou a diretora.
Anderson Caldas