Rorainópolis: Cerca de 2,5 mil pessoas passaram pela Defensoria Solidária

Foram ofertados diversos serviços gratuitos à população. Ação contou com a participação voluntária de mais de 40 parceiros. – Fotos: Ascom/DPE-RR

Encerrou de forma satisfatória a primeira edição da ‘Defensoria Solidária’ realizada em Rorainópolis, município ao Sul de Roraima, na sexta-feira, 12. Cerca de 2,5 mil pessoas passaram pela ação, na Escola Estadual Padre Eugênio Possamai. O evento foi promovido pela Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) e contou com a participação voluntária de mais de 40 parceiros, entre instituições públicas, privadas e entidades sem fins lucrativos.

Foram ofertados diversos serviços gratuitos, como especialidades clínicas, atenção básica de saúde, exames clínicos, ações de cidadania, lazer, imagem pessoal, documentação e atendimentos jurídicos, principal ponto da mobilização, entre outros. A entrega das senhas iniciou às 6h30 e os portões foram abertos às 8h.

A ação está incluída no calendário de comemorações dos 23 anos da DPE-RR. A organização do evento também contou com o apoio da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado de Roraima (Adper), do Governo do Estado, que levou o Instituto de Identificação, com solicitação de RG; Sesau, com atendimento oftalmológico, ginecológico, pediátrico, odontológico; Codesaima, com abastecimento de água potável durante a ação; Prefeitura de Rorainópolis, com vacinação, preventivo, teste rápido, Cad Único e clínico-geral; Receita Federal, com emissão de CPF; Sebrae, com duas palestras e consultorias para o homem do campo; Femarh, com entrega de mudas de plantas e frutas, além de artesanato local.

Atendimentos

A dona Maria, agricultora de 49 anos, aproveitou para levar os filhos de 3 e 5 anos para realizar a consulta com o clínico-geral da Ação. Ela destaca que, diante das dificuldades de locomoção e acesso a serviços básicos de saúde, se programou para não perder a oportunidade.

Entre os diversos atendimentos, encontramos a história de Edivânia Jacó, que após meses conseguiu registrar a filha, concebida por inseminação artificial. “Poder registrá-la é uma alegria imensurável. Hoje estamos realizando nosso sonho”.

Sobre a ação, Edivânia parabenizou a organização e a atenção dispensada para cada pessoa. “Estão de parabéns. É uma ação para um município que precisa, principalmente com pessoas necessitadas que, às vezes, não têm condição de ir até a capital. Além do casamento, que é maravilhoso! E é daqui a pouco, me aprontarei para a cerimônia de matrimônio”, comentou.

O casal Alvani da Silva e Efram Pereira, casados há 53 anos, procurou o atendimento de oftalmologia. Eles saíram com o agendamento da cirurgia de catarata marcado, com a ressalva de urgência.

Para o defensor público-geral, Oleno Matos, alcançar esse número de atendimentos só foi possível graças ao trabalho de dezenas de servidores/as da DPE-RR e parceiros do evento. “Finalizamos com o sentimento de dever cumprido, sabendo que a Defensoria realizou, em uma ação conjunta, o que faz de melhor: prestar serviços à população e garantir o cumprimento dos direitos de todos e todas”, complementou.

3ª Ação Solidária em Boa Vista

Para os moradores da capital, a DPE-RR realizará mais uma edição da ‘Defensoria Solidária’ no dia 3 de junho, no Colégio Estadual Militarizado Dr. Luiz Rittler Brito de Lucena, localizado no bairro Nova Cidade, com os diversos serviços jurídicos e atendimentos à saúde disponíveis para a população a partir das 8h. Fique ligado nas redes sociais da @defensoriarr para mais detalhes.

 

Veja também

Topo