Rorainópolis: Escola realiza desafio literário para estudantes do ensino médio

Os alunos tiveram o desafio interpretar, por meio de peças teatrais as obras que leram. – Fotos: Ascom/Seed

A Escola Estadual EMTI (de Ensino Médio Em Tempo Integral) José de Alencar, localizada no município de Rorainópolis realizou um projeto de incentivo à leitura entre seus estudantes, intitulado “Desafio Literário e o Pensamento do Jovem Contemporâneo da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral José De Alencar”.

O objetivo do projeto é sensibilizar o educando na prática da leitura de obras literárias, na escrita de diversos gêneros textuais, interpretação textual, dramatização, competição individual e coletiva durante um bimestre letivo.

“Foram escolhidas três obras. O 1º ano ficou com a literatura roraimense, 2º e 3º anos com literatura nacional. Os alunos leem as obras e em seguida precisam produzir um gênero textual baseado no livro que é escolhido na hora a exemplo de uma das turmas que escreveram uma lenda.

Dentro da programação, os alunos tiveram o desafio interpretar, por meio de peças teatrais as obras que leram de autores como José Vilela, José de Alencar, e Rachel de Queiroz, além de participarem de um jogo de perguntas e respostas também baseado nas obras lidas e construir um documentário e um vídeo publicitário de incentivo a leitura.

Cada atividade tem uma pontuação diferente. Para avaliar os alunos, são convidados professores formados em letras para serem os jurados. A equipe que obter as melhores notas, sagra-se campeã.

As equipes do 1º, 2º e 3º anos receberam como prêmio pelo seu desempenho nas provas literárias um dia de lazer no Parque Aquático Aquamak. Os alunos contemplados farão o passeio nesta sexta-feira, 30.

Layse Menezes

 

Veja também

Topo