Rorainópolis: Força-tarefa localiza plantação de maconha em sítio e prende suspeito com antecedentes por tráfico

J. M. M. S., de 61 anos, é suspeito de cultivar entorpecentes, em uma área aproximada de 100 metros quadrados, em sua propriedade rural, localizado na Vicinal do Zé Valdo, Km 06. – Fotos: Ascom | PCRR

Uma força-tarefa integrada, composta pela PCRR (Polícia Civil de Roraima), PMRR (Polícia Militar de Roraima), PPRR (Polícia Penal de Roraima) e pela FICCO (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado) localizou, no final da tarde do último sábado, 31, uma plantação de maconha em um sítio localizado na Vicinal do Zé Valdo, Km 06, no município de Rorainópolis, no sul de Roraima, e prendeu um homem com antecedentes criminais pelo crime de tráfico de drogas.

De acordo com o delegado titular de Rorainópolis, Hans Hellebrandt, as equipes já vinham investigando J. M. M. S., de 61 anos, suspeito de cultivar entorpecentes em sua propriedade rural. Após diligências e levantamento de informações, os policiais se deslocaram até a região e, com autorização do proprietário, realizaram buscas na área.

No sítio, foi identificada uma plantação de maconha ocupando uma área aproximada de 100 metros quadrados, destinada exclusivamente ao cultivo do entorpecente.

Ainda segundo o delegado, parte da plantação estava coberta por lona, sendo utilizada como estufa para acelerar o crescimento das plantas.

Durante a ação, foram apreendidos 50 pés de maconha, 416 gramas de maconha prensada e seca, 70 gramas de sementes prontas para o plantio, além de uma arma de fogo calibre .22, com duas munições intactas, e 51 cartuchos deflagrados, sendo 37 de calibre .28, 11 de calibre .32 e três de calibre .20.

“Após a constatação do crime, toda a área utilizada para o cultivo da droga foi completamente destruída pelas equipes, com o objetivo de impedir novos plantios e a continuidade da atividade criminosa”, destacou o delegado.

Ainda conforme Hans Hellebrandt, o suspeito já havia sido condenado anteriormente pelo crime de tráfico de drogas. Na ocasião, foram apreendidos mais de 500 pés de maconha e cerca de três quilos da droga prensada, tendo ele permanecido aproximadamente cinco anos custodiado no sistema prisional.

O delegado ressaltou ainda que o município possui uma extensa área territorial, com mais de 80 vicinais cercadas por mata, o que acaba facilitando a prática de crimes e servindo como rota de fuga e esconderijo para criminosos.

Segundo ele, a atuação integrada da força-tarefa tem fortalecido o trabalho da PCRR, apresentando resultados positivos no combate ao crime organizado na região.

O comandante da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar de Fronteira, capitão Valério Matos, destacou que, apesar da grande extensão territorial e das áreas de mata, as equipes de patrulhamento permanecem vigilantes, reforçando que a integração entre as forças de segurança tem sido fundamental para o enfrentamento ao crime organizado.

Após a prisão, cujo trabalho avançou durante a noite de ontem, o suspeito foi encaminhado à Delegacia de Polícia, onde foi autuado em flagrante na manhã deste domingo pelo crime de tráfico de drogas. Ele será conduzido na manhã desta segunda-feira, dia 02, para Audiência de Custódia, ficando à disposição da Justiça.

Veja também

Topo