Diante dos riscos do Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, o Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), deu início nesta semana a uma campanha educativa que visa reforçar a importância da eliminação dos vetores do mosquito em Rorainópolis.
A ação está sendo executada por meio de parceria entre a CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância Sanitária) do Estado e a prefeitura de Rorainópolis. Dentre as atividades, serão realizadas passagem de carro fumacê, limpezas urbanas e orientações à população.
“Durante a semana, a equipe municipal de endemias irá intensificar as atividades de visita em toda a sede do município, como limpeza urbana, com retirada de lixo doméstico que possa acumular água e orientação à população realizada pelas equipes de agentes comunitários de saúde e de endemias”, afirmou a Gerente do NCFAD (Núcleo Estadual de Controle da Febre Amarela e Dengue), Rosângela Santos.
Conforme dados do 4º LIRAa (Levantamento Rápido de Índice para o Aedes aegypti), Rorainópolis apresentou um risco médio de transmissão da dengue (3,7%). O levantamento é considerado alto risco quando o município obtém índice igual ou superior a 4,0% de infestação do Aedes aegypti.
Em 2022, houveram 48 casos de dengue, 12 de chikungunya e dez de zika em no município.
“A atividade será finalizada no sábado [17], com uma grande blitz de coleta de lixo na cidade, principalmente naqueles bairros que apresentaram um índice de infestação alta do Aedes”, pontuou a gerente.
Vale lembrar que a campanha segue até o próximo sábado, 17, e todas as ações são alusivas ao Dia Nacional de Combate e Controle da Dengue, que foi celebrado em todo o País no último dia 21 de novembro.
Programação
· 12 a 17 de dezembro – Limpeza urbana in loco nos bairros Campolândia, Andaraí e Centro;
· 15 a 17 de dezembro – Nebulização (carro fumacê) em todo município;
· 17 de dezembro – Coleta de lixo no bairro Campolândia.
Suyanne Sá