Sanidade Agropecuária: Aderr e Adaf assinam Termo de Cooperação Técnica

Objetivo é melhorar ações como o controle do trânsito de animais, produtos e subprodutos de origem animal, entre outros. – Fotos: Ascom/Aderr

As Agências de Defesa Agropecuária dos Estados de Roraima (Aderr) e Amazonas (Adaf) firmaram, na manhã desta quinta-feira, 23,, um Termo de Cooperação Técnica. O objetivo é regulamentar a atuação do Posto de Vigilância, no Jundiá, e expandir a integração das ações desenvolvidas pelas Agências em todas as áreas de atuação.

O termo foi assinado pelo presidente da Aderr, Marcelo Parisi, e o diretor-presidente da Adaf, José Omena. O documento prevê ações articuladas, entre os dois Estados, visando a execução de atividades inerentes ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária, como o controle do trânsito de animais, produtos e subprodutos de origem animal, trânsito de vegetais e suas partes, agrotóxicos e afins.

As duas Agências mantêm um trabalho em conjunto na barreira de vigilância agropecuária desde 2017, fazendo fiscalização e controle de trânsito de animais e vegetais, a fim de garantir a sanidade agropecuária e a saúde pública.

“Sabemos que, quanto mais forte for a defesa agropecuária do nosso vizinho, mais forte será a nossa, então, com a assinatura deste Termo, esperamos uma grande evolução nessa parceria, tanto na atuação conjunta na barreira de Jundiá, como também no treinamento e na capacitação dos funcionários com o objetivo de atuarem em conjunto e distintamente em cada área de atuação das Agências”, enfatizou Marcelo Parisi.

O diretor-presidente da Adaf, José Omena, ressaltou que a cooperação entre as Agências é fundamental para o fortalecimento de ações que visem a proteção e valorização do patrimônio agropecuário dos dois Estados.

“Ninguém faz nada isoladamente. Agora mesmo, estamos atuando no controle de pragas como a mosca-da-carambola, e sabemos que não há como ter êxito sem o apoio essencial de parceiros como a Aderr”, ponderou Omena.

Elias Venâncio

 

Veja também

Topo