São João no Parque Anauá gera quase 4 mil empregos diretos e indiretos durante os cinco dias de festa

Movimentação dos micros e pequenos empresários durante esse período alavanca a economia do Estado. – Fotos: Neto Figueiredo

O São João no Parque Anauá é, antes de tudo, geração de emprego e renda para várias famílias do Estado de Roraima. Pensando nisso, o planejamento do Governo de Roraima para a edição do festejo este ano contempla a criação de 450 empregos diretos e mais de 3.500 empregos indiretos.

Essa criação de postos de trabalho antes e durante o arraial, realizada pela Secult (Secretaria de Cultura e Turismo), responsável pela organização do evento, envolve trabalhadores que atuaram na montagem da infraestrutura e da decoração do evento, além de ambulantes, fazedores de cultura e demais profissionais que atuam direta e indiretamente na área do entretenimento.

Um desses profissionais que estão atuando durante esses cinco dias de festa é a ambulante Luciane Alves Pinheiro, de 34 anos. Junto com alguns amigos, mantém uma barraca de comidas típicas durante os cinco dias de arraial. Constantemente, eles se unem para venderem seus produtos durante vários eventos do Governo de Roraima além do São João no Parque Anauá.

“Nossa expectativa, durante todo o tempo, é sempre dar o nosso melhor e que cada ano seja melhor que o outro. A nossa equipe se une todo o tempo para entregar o nosso melhor aos nossos clientes e o que a gente pede é que todos que venham à nossa barraca. Estamos aqui, prontificados para atender todo mundo, entregando sempre o nosso melhor e sempre superando um ano após o outro”, frisou.

O governador Antonio Denarium ressaltou que os grandes eventos do Governo de Roraima, como o São João no Parque Anauá, e a Expoferr Show que acontecerá em novembro, são peças importantes para a movimentação na economia do Estado como um todo.

“Todo o nosso planejamento traz uma alta geração de emprego e renda nesses cinco dias e, com isso, várias famílias têm seu ganha-pão garantido por meio do micro e pequeno negócio. Isso significa, para além da movimentação monetária, garantia de qualidade de vida para essas famílias”, frisou.

Economista, o secretário adjunto de Planejamento e Orçamento, Fábio Martinez, pontuou que a movimentação dos micros e pequenos empresários durante esse período alavanca a economia do Estado, abrangendo várias gamas de serviço.

“Vale destacar que a maior parte desses itens e do consumo se dá no mercado local. Ou seja, a gente acaba criando aí um efeito multiplicador na nossa economia, porque a maior parte dos itens adquiridos vão ser daqui mesmo de Roraima. Isso acaba estimulando mais a nossa economia. A gente vai ter festa, vai ter comemoração e também vai ter criação de emprego e renda, bem como geração de riqueza aqui do nosso estado”, explicou.

Público se encanta com decoração diversificada e multicolor do São João no Parque Anauá

Para a edição 2023 do São João no Parque Anauá, o Governo de Roraima, por meio da Secult, levou a decoração do festejo a um novo nível, promovendo um verdadeiro espetáculo de cores e sentimentos em todos os espaços do festejo, com várias referências ao período junino.

Entre as novidades para este ano, a que mais chama a atenção é a Cidade Forrobodó, espaço cenográfico que desperta emoções e consagra a história do maior festejo junino da região Norte do Brasil com um espetáculo único, trazendo ainda mais vida ao Parque Anauá.

Para Paula Lopes, de 45 anos, a decoração traz muita nostalgia, já que a história dela é diretamente ligada ao Parque Anauá. Ela veio ao arraial junto com o marido e os filhos e vão aproveitar ao máximo tudo que o evento poderá proporcionar.

“A decoração esse ano está bem maior, todo o estilo da decoração, a entrada está perfeita. Eu tenho certeza que todos vão amar ao chegar lá dentro. O Parque Anauá faz parte da minha vida, faz parte da minha infância. O Governo está de parabéns, porque é uma enorme satisfação prestigiar o evento que é feito pra nós, população”, avaliou.

Quem também foi prestigiar o evento foi o estudante Pedro Henrique Gomes, de 14 anos. Ele foi ao evento para prestigiar o Concurso Estadual de Quadrilhas, que teve início nesta terça-feira, 25, no palco Nazareno.

“O festejo está bem decorado, o Governo mandou muito bem nesse arraial. Está tudo muito bonito, eu gostei muito e está bem diferenciado porque é bem mais aberto no Parque Anauá e percebi que a decoração deste ano está bem maior e bem chamativa”, disse.

Ayan Ariel

 

 

Veja também

Topo