Saúde bucal: mais de 9.500 estudantes já foram atendidos por programa do Governo de Roraima

Projeto leva atendimentos odontológicos para os alunos da rede pública por meio de carretas móveis. – Fotos: Ascom/Seed

Neste ano de 2023 o programa de saúde bucal Sorriso é Arte já atendeu 9.544 estudantes da capital e interior. Desenvolvido pelo Governo de Roraima, o projeto leva atendimentos odontológicos para os alunos da rede pública por meio de carretas móveis.

Coordenado pela Seed (Secretaria de Educação e Desporto), o programa conta com duas carretas odontológicas que já percorreram 24 escolas sendo 14 na capital e outras 10 do interior.

A carreta permanece por quinze dias em cada unidade de ensino para os atendimentos aos estudantes após a prévia autorização dos pais.

“Estamos chegando a quase 10 mil estudantes atendidos. É um número expressivo e o mesmo serviço é ofertado na capital e no interior. Já passamos por Rorainópolis, hoje estamos em Caroebe e até o final do ano vamos percorrer todo o sul do Estado”, destacou o secretário de Educação e Desporto, Nonato Mesquita.

Na primeira quinzena deste mês, os atendimentos acontecem no Colégio Estadual Militarizado Luiz Ribeiro de Lima, e no período de 18 a 29 de setembro, a carreta chega ao CEM (Colégio Estadual Militarizado) Camilo Dias.

Já a carreta que percorre o interior do Estado está em Caroebe, com programação de atendimentos nas escolas Tereza Teodoro e Dom Pedro I (sede), Escola Vidal da Penha (Vila Entre Rios) e Escola Clóvis Nova da Costa (Vila Campos Novos).

“É um serviço de saúde bucal que estamos levando para os estudantes da rede estadual de ensino que vai refletir na melhoria de sua autoestima, no seu bem-estar e consequentemente no seu rendimento escolar” disse o coordenador do programa, Izerbledison Franco.

Procedimentos

Cada carreta possui oito gabinetes odontológicos e os profissionais dentistas realizam os mais variados atendimentos. Até o momento foram contabilizados 53.797 procedimentos. Os mais comuns são profilaxia (limpeza), raspagem (remoção de tártaro) e restauração.

Também podem ser realizados procedimentos como manutenção corretiva e preventiva, procedimentos leves e moderados, como obturações e extrações. Casos mais complexos que forem detectados serão encaminhados para tratamentos mais específicos.

O Programa também prevê o fornecimento de material e insumos, além da aplicação coletiva de flúor e escovação supervisionada. As carretas também podem ser utilizadas para orientações sobre higiene e saúde bucal.

Mágida Azulay Khatab

 

 

Veja também

Topo