Saúde mental: Sesau retoma atividades do Grupo Condutor Estadual da RAPS em Roraima

Reunião contou com a participação de representantes do Ministério da Saúde, reforçando o alinhamento entre as políticas estadual e federal. – Fotos: Ascom | Sesau

A Sesau (Secretaria de Saúde) realizou nesta segunda-feira, 26, a reunião de retomada do Grupo Condutor Estadual da RAPS (Rede de Atenção Psicossocial). O objetivo é qualificar os processos de cuidado e fortalecer a rede de atenção psicossocial em Roraima.

O Grupo é uma instância estratégica de gestão da política de saúde mental, responsável por apoiar o planejamento, a organização e o monitoramento das ações no território, considerando as necessidades do Estado, dos municípios e das regiões de saúde.

“É um grupo importante para fortalecer essa rede no Estado, no sentido de planejamento, organização e monitoramento dos serviços existentes no Estado”, afirmou a diretora do Departamento de Política de Saúde Mental, Sofia Lima.

A reunião foi realizada no auditório da CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde) e contou com a participação de representantes do Ministério da Saúde, reforçando o alinhamento entre as políticas estadual e federal.

“Com a representação do Ministério da Saúde, o grupo condutor tem esse papel de gestão da política de saúde mental e também de planejamento dessa política no território. Considerando também essa necessidade de um olhar cuidadoso para essas demandas relativas ao processo migratório, qualificação da equipe, de pensar a educação permanente, de pensar a ampliação e fortalecimento da RAPS”, ressaltou o consultor técnico do MS, Calvin Campos.

Durante o encontro, foram discutidas pautas prioritárias como a ampliação e o fortalecimento da RAPS, a qualificação das equipes por meio da educação permanente, a organização dos fluxos de atendimento e a atenção às demandas relacionadas ao processo migratório.

Para a diretora do CAPS III (Centro de Atenção Psicossocial), Walqueline Costa, a presença do Ministério da Saúde fortalece o trabalho desenvolvido no Estado.

“A visita do Ministério [da Saúde] fortalece a gente em vistas que traz uma perspectiva de colaboração, uma perspectiva de contribuição para o que já fazíamos e também desenvolvendo políticas que possamos implementar para melhorar o trabalho que já desenvolvemos dentro da rede na RAPS e com todos os nossos colaboradores, servidores e pacientes”, finalizou.

Suyanne Sá

Veja também

Topo