Ancestralidade passada por gerações é o foco do Encontro Ancestral, que ocorrerá de 4 a 8 de outubro na Comunidade Indígena Raposa I, situada em Normandia-RR. O evento “Encontro Ancestral – Barro, Uma linguagem da Terra”, reunirá uma vasta programação com troca de saberes entre as artesãs paneleiras das etnias Macuxi, Kadiwéu e Terena.
A Comunidade Indígena Raposa I da Terra Indígena Raposa Serra do Sol é referência na produção das panelas de barro pelas mulheres Macuxi, e, agora sediará o I Encontro Ancestral, que reunirá a cultura de outras etnias, dos estados de Mato Grosso do Sul e Bahia, unindo os povos originários do lavrado e do pantanal, para uma troca de experiências com oficinas práticas, mostras de artesanato e rodas de conversa.
Serão quatro dias de reciprocidades em técnicas, saberes e manifestações culturais em uma experiência inédita que abrirá novos caminhos para parcerias, o empreendedorismo, o enriquecimento das atividades das mulheres e a inclusão de jovens.
O Sebrae Roraima, é um dos parceiros do evento. Uma iniciativa que o Sebrae-RR vem apoiando, é o processo da Indicação Geográfica (IG) das Panelas de Barro da Raposa, um projeto que visa determinar as Panelas da etnia Macuxi como produto certificado com o selo de Indicação de procedência, para atender a demanda dos trabalhos do povo local. Na ocasião, foi impulsionado o associativismo, através da criação da Associação das Paneleiras da Raposa, para dar visibilidade ao trabalho coletivo milenar, do barro para o mundo.
O encontro ancestral é uma iniciativa do “Projeto Bem Viver”, um consórcio do Conselho Indígena de Roraima, da Natureza e Cultura Internacional e do Instituto Internacional de Educação no Brasil, que tem como uma de suas linhas de atuação o apoio e fortalecimento do patrimônio cultural dos povos indígenas do estado de Roraima.
O evento tem promoção do Conselho Indígena de Roraima (CIR) através do Projeto Bem Viver, com união de esforços com a entidade Wetlands Internacional, Instituto terra Brasilis, Universidade Federal de Roraima (UFRR) e o Sebrae/RR, responsável pela indicação de procedência das panelas de barro da comunidade Raposa I.