A Sesp (Secretaria Estadual de Segurança Pública) realizou nesta quarta-feira, 15, a terceira reunião do CONESPDS (Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social) na sede da secretaria.
O Conselho tem por atribuição, de acordo com a Lei 1.357, de 26 de novembro de 2019, regulamentado pelo Decreto nº 29.596-E/2020, acompanhar as ações dos órgãos e instituições que compõem o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social de Roraima.
A reunião teve por objetivo apresentar o novo secretário executivo do Conselho, o tenente BM Tiago Poerschke Bica, e ainda o Relatório Anual do Fesp (Fundo Estadual de Segurança Pública), bem como discutir sobre a eleição dos novos representantes (a ser realizada em novembro do ano em vigor), escolhidos pelas entidades profissionais da área de segurança do Estado e da sociedade civil organizada.
De acordo com o secretário da Sesp e presidente do Conselho, coronel PM Edison Prola, é importante fortalecer e dar mais visibilidade às ações das instituições de segurança e ainda, mais transparência ao uso e emprego das verbas utilizadas pelo Fesp.
“Nosso grande objetivo é buscar a excelência nas ações desenvolvidas, para que possamos trabalhar com as políticas públicas, não somente na parte de segurança pública, mas também nas políticas sociais. A nossa segurança atinge atualmente níveis nunca vistos anteriormente no Estado. A aquisição de viaturas, armas, munições e demais equipamentos essenciais; reformas de quartéis; reforma, construção e inauguração de novos presídios; capacitações profissionais e promoções; realização de concursos públicos e o chamamento de mais de 800 policiais militares e de 400 policiais penais; concurso em andamento para a Polícia Civil e o Programa Polícia na Rua são ações que reforçaram nossas forças policiais e fizeram com que o índice de furtos e roubos diminuíssem em mais de 40% no Estado”, destacou o presidente e secretário.
Prola reitera ainda que, com o incremento dessas ações e de acordo com as estatísticas nacionais, Roraima foi o estado brasileiro com maior redução da taxa de criminalidade no primeiro trimestre deste ano, se comparado ao mesmo período do ano anterior.
Participantes
Além do secretário da Sesp e presidente do CONESPDS, coronel Edison Prola, estiveram presentes na reunião o comandante geral da Polícia Militar (PM-RR), coronel Francisco Xavier; o comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Anderson Carvalho (CBM-RR); o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RR), coronel Álvaro Duarte; o representante do Tribunal de Justiça (TJ-RR), Dr. Dagoberto Gonçalves; o representante da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima (OAB/RR), Dr. Jonas Coleto; o representante do Ministério Público Estadual (MPE), promotor público Antônio Carlos; o secretário da Secretaria da Justiça e da Cidadania (Sejuc), André Fernandes; o representante da Divisão de Inteligência e Captura (Dicap), PM Roney Cruz; o representante da Delegacia Geral (DGE), delegado Jimmy Santana, o secretário executivo do Fundo Estadual de Segurança Pública (Fesp), capitão PM Ubirajara Capaverde, e o secretário executivo do CONESPDS, tenente BM Tiago Poerschke Bica.
Salete Giacomet