Secretarias fortalecem promoção da qualidade de vida de estudantes roraimenses

A ideia é fortalecer a articulação dos municípios na promoção da qualidade de vida de jovens e adolescentes em idade escolar. – Foto: Divulgação

O Governo de Roraima realiza, a partir desta quinta-feira, 8, a 2ª Oficina Intersetorial de Programas Federais em Roraima em parceria com o Ministério da Saúde. O evento inicia às 8h, no auditório da UERR (Universidade Estadual de Roraima) e é voltado aos agentes que atuam nas áreas de saúde, educação e assistência social do Estado e dos municípios.

A Sesau (Secretaria de Saúde), a Seed (Secretaria de Educação e Desportos) e a Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social) participam da oficina, que trabalha a articulação setorial em prol do desenvolvimento de jovens e adolescentes em Roraima.

A programação segue até a sexta-feira, 9. A ideia é fortalecer a articulação dos municípios na promoção da qualidade de vida de jovens e adolescentes em idade escolar, por meio da aplicação dos programas Saúde na Escola, Crescer Saudável e Auxílio Brasil, complementando assim as discussões da oficina anterior realizada no ano passado.

Segundo a gerente do NAPSJ (Núcleo de Ações Programáticas de Saúde do Adolescente), Ilma Saraiva, o objetivo é ampliar o entendimento das equipes de Atenção Básica de Saúde, de responsabilidade dos municípios, e a articulação com a educação, promovendo ações intersetoriais nos setores em conjunto com a assistência social.

“A oficina vem para mudar a perspectiva do comportamento e do autocuidado do público adolescente e jovem, focando nas ações de alimentação saudável, saúde sexual, ambiental e bucal, além da prevenção da obesidade, do uso de drogas ilícitas e das DSTs [Doenças Sexualmente Transmissíveis]”, completou Ilma.

Confira a programação

Quinta-feira, 8 de setembro:

– 8h – Credenciamento;

– 8h30 – Boas-vindas e abertura da oficina;

– 9h30 – Exposição Dialogada: Cenário Estadual – PSE na Saúde;

– 10h – Intervalo;

– 10h30 – PSE no Estado na perspectiva da Educação;

– 11h – PSE no Estado na perspectiva do Proadi-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde);

– 11h30 – Dúvidas e discussão;

– 12h – Almoço;

– 14h – Gestão intersetorial: implementando o PSE;

– 15h30 – Intervalo;

– 16h – Diagnóstico situacional e planejamento do PSE no Estado;

– 18h Encerramento.

Sexta-feira, 9 de setembro:

– 8h30 – Dinâmica de grupo;

– 9h – Orientações quanto ao preenchimento da ficha de atividade coletiva do e-SUS;

– 10h – Intervalo;

– 10h30 – A importância da articulação intersetorial do Programa da saúde na Escola e o Auxílio Brasil com as condicionalidades Educação e Saúde;

– 11h15 – Ações de alimentação e nutrição: Programa Crescer Saudável;

– 12h – Almoço;

– 14h – Ações de alimentação e nutrição: Programa Crescer Saudável (continuação);

– 15h – Intervalo;

– 15h15 – Debate;

– 17h – Encerramento.

Suyanne Sá

 

 

Veja também

Topo