Secretários e auxiliares de escolas de Boa Vista recebem capacitação em Formação em Legislação Escolar

O evento vai até o dia 24, com objetivo de otimizar os trabalhos no âmbito das secretarias escolares. – Fotos: Jonathas Oliveira

Secretários e auxiliares da Rede Municipal de Ensino recebem capacitação sobre Formação em Legislação Escolar. O evento teve início nesta segunda-feira, 16, no auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) e envolve cerca de 190 profissionais, até o dia 24.

O objetivo é atualizar os servidores sobre as mudanças ocorridas na Educação Básica, além de gerenciar a correta organização das informações necessárias e procedimentos de registros adequados da vida escolar dos estudantes e a história da unidade escolar.

“Esses profissionais precisam dessa capacitação, porque durante todo ano temos a entrada e saída de alunos. Por isso, a escrituração e a documentação escolar precisam estar em dia e a secretaria responsável junto ao profissional deverá saber o que precisa ao longo do ano organizar para que essa documentação esteja conforme a legislação”, afirmou Hérica Castro, gerente de Formação Continuada.

Temas como Plano de Ação, Diagnóstico Individual, Arquivo, Documentos de Escrituração são alguns dos temas abordados na capacitação. Um dos pontos citados durante o evento de abertura foi sobre a legislação ao ano pandêmico no contexto de mudança de calendário escolar, ano letivo, horas-aula e entre outros.

Para a Regina Suely da Silva, diretora do Departamento de Inspeção Escolar e palestrante, essas mudanças precisam ser abordadas sempre. “Tivemos várias mudanças nas resoluções. E para o ano de 2022, elas precisam ser pontuadas no sentido de melhor registro escolar. As crianças do 5º ano estão finalizando o ano letivo e precisam que esses anos que ficaram na questão pandêmica sejam registradas adequadamente”, disse.

Para Thiago Costa Ferreira, secretário da Escola Criança Feliz, a capacitação veio no momento certo, pois ajuda os profissionais que, ainda com pouco conhecimento da legislação, possam se aprimorar. “Essa capacitação é de suma importância para nós, secretários de escola, visto que quando iniciamos a nossa trajetória profissional não temos muito conhecimento. Então, essa formação vem para nos capacitar e evitarmos erros futuros”, disse.

Melissa Gomes

 

 

Veja também

Topo