Os Governos de Roraima e do Amazonas, por meio de suas secretarias da Fazenda, assinaram um Termo de Cooperação Técnica com o objetivo de gerar intercâmbio de dados, informações e ferramentas tecnológicas para melhorar e desburocratizar o atendimento aos contribuintes.
De acordo com o secretário adjunto da Sefaz (Secretaria de Fazenda) de Roraima, Manoel Sueide Freitas, a cooperação estabelece condições para compartilhamento e cessão de soluções desenvolvidas no âmbito estadual, inclusive por meio de suas empresas de processamento de dados, especialmente de soluções de data warehouse, business intelligence e big data.
“Essa parceria também tem o objetivo de aprimorar o alcance e eficácia das atividades das respectivas administrações tributárias mediante o intercâmbio de dados cadastrais e informações econômico-fiscais relativos aos tributos administrativos entre os dois Estados, bem como pelo planejamento e execução conjunta de operações de tributação, fiscalização, arrecadação e outras atividades que objetivem a excelência na governança pública”, pontuou o secretário.
O secretário-adjunto do Centro de Tecnologia e Informação Fazendária (Cetif), Kleber da Silva Lyra, afirmou que o termo de cooperação permite o intercâmbio de informações, dados e ferramentas tecnológicas.
“De forma positiva para a Sefaz, a perspectiva é que algo relacionado às regras, metodologias e códigos possam ser aproveitados para projetos futuros ou em andamento. Com o termo assinado, as condições de cessão de soluções ficam estabelecidas, viabilizando o compartilhamento de forma rápida e sem burocracia”, explicou.
Lyra acrescentou ainda que a equipe apoia iniciativa do Termo de Cooperação, tendo em vista que o Estado, nos antigos governos, deixou de receber investimentos da parte da tecnologia e que a atual gestão percebe a importância desses projetos e os apoia para garantir a entrega de serviços de qualidade aos contribuintes roraimenses.
“Através desse termo já está sendo possível entregar para a Secretaria do Amazonas uma demanda solicitada por eles que trata de um WebService, para disponibilização de informações de passagem de transportes”, informou Kleber.
Visita técnica
Na semana passada, uma equipe da Sefaz de Roraima esteve em Manaus para uma visita técnica com o objetivo de conhecer os sistemas usados na entidade fiscal amazonense, bem como o fluxo de trabalho adotado pelos setores.
“Os técnicos do Cetif foram com a missão de apoiar os auditores com a análise da viabilidade de trazer os sistemas para a nossa secretaria. Foram três dias de trabalho em que fomos muito bem recebidos pela equipe do Amazonas. Ficamos impressionados com a estrutura do prédio, a organização dos setores e a qualidade dos sistemas”, disse Bruno do Nascimento Jacinto, diretor-geral do Centro de Tecnologia da Informação da Sefaz de Roraima.
Também participaram da visita técnica os auditores fiscais Alisson Oliveira Lopes, Wagner Pontes Sousa e Jimmy Paiva Gomes, além do coordenador de desenvolvimento do Cetif, Filipe Matias de Sousa.
Gilvan Costa