Segurança do paciente será tema de encontro com profissionais de saúde

O encontro contará com quatro palestras que abordarão diversos temas. – Foto: Secom/RR

Encerrando o ciclo de eventos relativos à Segurança do Paciente e ao Dia Nacional de Controle de Infecção Hospitalares, comemorado no dia 15 de maio, a Secretaria de Saúde, promove nesta quinta-feira, dia 26, o I Encontro Estadual de Segurança do Paciente.

O evento começa às 9 horas, no auditório da CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde), que fica localizado na rua Dr. Arnaldo Brandão com avenida Capitão Júlio Bezerra, nº 283, bairro São Francisco.

“Esse encontro será presencial, aqui na CGVS, e será voltado para os gerentes dos núcleos de segurança do paciente das unidades hospitalares”, destacou a gerente do Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar e Segurança do Paciente, Suelen Belo.

O encontro contará com quatro palestras que abordarão temas como a importância dos núcleos de segurança dos pacientes, adoção de protocolos de segurança e a execução de ações e metas para fortalecer o trabalho nas unidades de saúde.

“Queremos reforçar a importância dos núcleos de segurança do paciente, o trabalho em conjunto das unidades, e as metas para fortalecer as notificações de eventos adversos. Nós teremos duas palestrantes de fora e esse evento vai auxiliar ainda mais os trabalhos da nossa saúde”, completou.

Programação

Palestra 1 – Histórico, Legislação e Importância dos Núcleos de Segurança do Paciente

Palestrante: Suelen Belo (Mestra em Recursos Naturais pelo PRONAT/UFRR e gerente do Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar e Segurança Pública da Sesau).

Palestra 2 – Protocolos de Segurança do Paciente

Palestrante: Enfª Ester Correa Rodrigues Faria (Enfermeira e especialista em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente pela Fiocruz-RJ).

Palestra 3 – Uso racional de medicamentos e autocuidado

Palestrante: Irlany Dayana Moreno Rodrigues (Bioquímica e Especialista em Saúde Pública, Gestão da Assistência Farmacêutica e Perícia Criminal).

Palestra 4 – Importância das notificações de eventos adversos. Notificações no ano de 2021

Palestrante: João Ferreira de Lira Neto (Especialista em Epidemiologia/ FAMA-PR).

Suyanne Sá

 

 

Veja também

Topo