Segurança no trabalho é tema de oficina para servidores da saúde

Estão sendo convidados dois servidores da saúde de cada município, sendo um da área de vigilância e outro da atenção básica. – Foto: Ascom/Sesau

O Governo de Roraima, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta segunda-feira, 9, na sede da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde, no bairro São Francisco, uma oficina para discutir a reorganização do fluxo de atendimento de demandas relacionadas à acidentes de trabalho com exposição de material biológico.

Ao todo, estão sendo convidados dois servidores da saúde de cada município, sendo um da área de vigilância e outro da atenção básica.

Maria Cecília Ribeiro, gerente do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador em Roraima, ressalta que a atividade tem como principal objetivo, melhorar o monitoramento dos Cerests em todas as cidades do Estado, resultando em maior qualidade de vida para os servidores de saúde.

“A importância dessa oficina é que a gente consiga uma sensibilidade dos trabalhadores da saúde para ampliar esse olhar com relação ao acidente com exposição ao material biológico”, afirmou.

A última atualização na definição de casos relacionados à acidentes com material biológico, ocorreu em 2019. Entretanto, com a modificação, algumas situações deixaram de ser notificadas. Essa será uma das discussões chave na programação da oficina.

“A perspectiva é que a partir da implantação desse novo fluxograma, vai haver um registro dessas notificações que estão inexistentes”, reforçou Ronilson Magalhães, técnico em engenharia agronômica de Rorainópolis e um dos palestrantes do evento.

Coordenadora de programas de referência técnica do município de Bonfim, Taciane de Sousa, acredita que a atividade ajudará a melhorar os conhecimentos dos profissionais de saúde, norteando-os a agirem de forma imediata nos casos de acidentes.

“No nosso trabalho acontecem alguns acidentes e muitas das vezes, nós não sabemos onde recorrer. Com essa oficina nós vamos nos capacitar e depois em cada unidade, vamos levar o conhecimento para os profissionais de saúde”, completou.

Após a oficina, cada participante terá como meta se dirigir ao Cerest de seu município, para que em conjunto, montem uma proposta de construção de fluxo para melhorar a qualidade de vida dos servidores.

Vale lembrar que a programação da oficina será encerrada nesta quarta-feira, 10, às 16h30.

Sobre as atividades do Cerest Roraima

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador é a principal referência na promoção de ações voltadas para o melhoramento das atividades desenvolvidas pelo trabalhador. A unidade também atua no monitoramento dos agravos e acidentes relacionados ao trabalho.

Além do Cerest Roraima, que funciona no prédio da CGVS, o Estado possui ainda duas unidades regionais (Centro-Norte e Sul). O seu horário de funcionamento é das 7h30 até 13h30.

 

 

Veja também

Topo