Com o tema central ‘A importância das áreas de atuação da Medicina Veterinária para a sociedade’, o Centro Universitário Estácio da Amazônia realiza, a partir desta quarta-feira, 8, uma Semana Acadêmica com programação que inclui palestras e minicursos,até o próximo sábado, 11.
Além de discutir a atuação de diversas áreas nesse campo profissional, o evento tem ainda a finalidade de promover a integração entre os acadêmicos do curso e também a interação entre os profissionais de Medicina Veterinária. “Vamos apresentar diferentes temáticas da área que permitirão um maior aprimoramento dos nossos alunos, trazendo novidades e de interesse da profissão no dia a dia no mercado de trabalho”, completou o coordenador do curso, professor Fábio Souza.
Em debate durante esses dias, a diversidade de atuação do médico veterinário e a atualização sobre o que há de melhor no mercado atualmente. Na abertura, um representante do Conselho de Medicina Veterinária vai falar sobre a importância da formação deste profissional para o desenvolvimento do estado de Roraima.
Ao longo da programação, um total de oito minicursos serão ministrados, com temas envolvendo desde ‘Técnicas de procedimentos de reanimação cardiorrespiratória’, ‘Rotinas básicas de exames e 5 erros mais comuns nos raios-X de tórax’, ‘Suturas’, a ‘Coleta e captura de vertebrados terrestres’.
Também estão previstas as seguintes palestras: ‘Câncer de mama em cães e gatos’, ‘Animais peçonhentos de interesse médico’, ‘Odontologia equina’, e as ‘Principais espécies de plantas tóxicas para cães e gatos’. “O que se pretende é trazer para os alunos, e para todos aqueles que participarem, uma atualização dentro de diversas áreas da medicina veterinária, buscando aí essa interação com os profissionais do mercado de trabalho junto aos acadêmicos e docentes, e trazendo um aprimoramento coletivo na temática da medicina veterinária em Roraima”, concluiu o professor Fábio.
Alexsandra Sampaio