Desta segunda-feira, 5, até o próximo dia 13 de junho, durante a 7ª Semana do Meio Ambiente, o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) estará envolvido em ampliar as discussões e ter uma agenda voltada para atividades com pautas ambientais. A programação foi aberta com uma solenidade e entrega de mudas, e segue com troca de experiências entre tribunais, blitz sustentável, palestra sobre energia renovável, bazar e feira de orgânicos.
Durante a solenidade de abertura, o presidente do TJRR, desembargador Jésus Nascimento, destacou que estas ações consolidam o empenho permanente do tribunal com a redução de danos ao meio ambiente e a promoção do desenvolvimento sustentável. Ele citou o programa Lumen como a principal iniciativa nesta linha. A ação transformou a matriz energética do TJRR, que passou a funcionar 100% com energia solar.
“Conjugar desenvolvimento com a preservação do meio ambiente é o grande desafio. O Tribunal de Justiça de Roraima tem feito sua parte, sendo o primeiro tribunal com 100% de energia limpa e renovável”, destacou o desembargador.
O presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do TJRR, juiz Jarbas Lacerda de Miranda, destacou que a Semana é uma oportunidade de mostrar para o público interno e externo as atividades realizadas no âmbito do TJRR. “Nós vamos também interagir com outros tribunais, ver o que eles estão fazendo nessa área e trazer essas boas práticas para o TJRR. Todos vão ganhar com essas ações”.
O foco em sustentabilidade contribuiu para que o TJRR alcançasse o maior patamar do Prêmio CNJ de Qualidade: o selo Diamante/Excelência. Para o secretário de Gestão Estratégica do TJRR em exercício, Igor Dourado, esta condecoração incentiva o tribunal na busca constante por inovação. “O TJRR tem sido sempre pioneiro em boas práticas na administração pública. Estamos sempre buscando inovar e sensibilizar o público interno e externo para essa mudança de paradigmas, buscando políticas para promover um desenvolvimento cada vez mais sustentável”, destacou.
O TJRR conta com um Plano de Logística Sustentável, que busca consolidar a Política de Sustentabilidade implementada na Corte de Justiça roraimense, com foco nos eixos: ambiental, econômico, social e cultural. Durante a abertura da Semana, o documento foi apresentado pela chefe do Setor de Gestão Socioambiental e Acessibilidade, Ana Livia Sá.
Ela destacou que o plano passou por uma atualização recente, com metas a serem alcançadas até 2026. “Comparando com 2019, o Poder Judiciário de Roraima consumiu quase 2 mil folhas de papel a menos em 2022; zerou o uso de copos descartáveis, substituindo por oxibiodegradáveis; zerou o consumo de embalagens descartáveis para água mineral; consumiu dois mil metros cúbicos de água a menos em relação a 2019 e reduziu em quase 20 mil litros o consumo de combustível”, destacou, ao mencionar que o PLS pode ser acessado na íntegra pelo link: https://sustentabilidade.tjrr.jus.br/pls.
Programação
No dia 6 de junho, ocorrerá o III Encontro de Boas Práticas entre Tribunais do Bioma Amazônico, com a participação dos Tribunais da região, evento este que será transmitido pelo canal da Escola Judicial de Roraima (EJURR) no Youtube.
No dia 7 de junho, o Poder Judiciário fará uma Blitz Sustentável. Servidores e estagiários do Setor de Gestão Socioambiental e Acessibilidade percorrerão as unidades do Tribunal de Justiça dando orientações em relação ao consumo consciente de papel, café, água e energia elétrica.
Dia 12 de junho haverá uma palestra sobre “Energias Renováveis e Alternativas para a Redução da Dependência de Combustíveis Fósseis”, às 9 horas, na sala 415, localizada no quarto andar do prédio administrativo, podendo ser acompanhada pelo canal da EJUR no Youtube.
No último dia de programação, 13 de junho, será realizado um Bazar e uma Feira de Orgânicos, no Fórum Criminal Ministro Evandro Lins e Silva.
O Bazar é uma oportunidade para desapego de itens como roupas, sapatos e acessórios entre servidores do Tribunal, e os interessados em participar podem se inscrever no link: https://forms.gle/AAkajuBT1QUYqDSM7.
Já durante a Feira de Orgânicos, a Associação Camponesas do Lavrado vai comercializar uma série de produtos orgânicos como frutas, legumes e vegetais.