A perda da certidão de nascimento trouxe algumas barreiras para a faxineira Maria Cleuci Maciel da Mota, de 41 anos. Sem o documento, ela não pôde solicitar uma nova via do Registro Geral (RG), feito pela primeira vez quando tinha 14 anos. O problema, no entanto, foi solucionado nesta quarta-feira, 24, quando ela recebeu uma nova via da certidão por meio da Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR).
Segundo Maria, a certidão dela se perdeu durante uma mudança de residência da mãe. Ela conta que chegou a procurar um Cartório para pedir uma nova via, mas por conta do preço elevado, ela desistiu por não ter condições de pagar.
“Eu fui ao cartório e era bastante caro para pagar. Foi quando conversei com minha irmã e ela me disse que a Defensoria fazia esse serviço de graça e eu vim aqui tentar e já estou saindo com minha certidão”, disse.
Maria também comentou que agora se sente segura e aliviada por poder regularizar sua documentação por ter sua certidão em mãos.
“É uma sensação de alívio. Agora eu estou mais aliviada, graças a Deus. Agradeço a Defensoria Pública, porque agora vou poder tirar minha carteira de identidade”, comemorou.
Mutirão
A DPE-RR realiza até esta quinta-feira (25) um mutirão para a entrega de certidões pendentes nos arquivos da instituição. São mais de 1.233 certidões, sendo 948 de nascimento, 194 de casamento e 91 de óbito.
Para fazer a retirada, basta ir até a sede da DPE-RR, localizada na Avenida Sebastião Diniz, 1165 – Centro, das 8h30 às 11h30. O nome dos solicitantes constam no site da DPE-RR: www.defensoria.rr.def.br. É necessário apresentar documento original com foto para retirar os documentos.
Quem não puder comparecer ao mutirão e quiser retirar sua certidão deverá marcar o atendimento na sede da Defensoria ou pelo WhatsApp da Cível: (95) 98104-2048.