Depois de duas semanas de atividades, o Governo de Roraima, por meio da Seplan (Secretaria de Planejamento e Orçamento), encerrou nesta sexta-feira, dia 28, a programação de capacitação preparatória das equipes de trabalho envolvidas na elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027. Com o objetivo de fortalecer as competências dos servidores e garantir a efetividade das propostas que guiarão as ações do Governo pelos próximos quatro anos, a formação mobilizou 80 agentes públicos de secretarias setoriais.
Andreia Cardozo, que atualmente é chefe da Divisão de Planejamento do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), esteve entre os servidores que receberam o treinamento. Ela conta que para quem atua no processo de elaboração de peças orçamentárias é necessário e fundamental atualizar conhecimentos e metodologias.
“Sem dúvidas, estes momentos nos proporcionam uma oportunidade ímpar, para esclarecer dúvidas, trocar experiências, bem como adotar as melhores técnicas e ferramentas que possam nos auxiliar na prática, a aprimorar o desenvolvimento do planejamento orçamentário do nosso estado”, destacou.
O governador Antonio Denarium disse reconhecer a importância desta etapa para integração e aperfeiçoamento dos agentes públicos.
“Esta dinâmica objetivou a integração, sensibilização e cooperação dos agentes públicos, para que as ações que irão compor o Plano Plurianual promovam, de fato, a governança da gestão pública, e garantam a entrega de bens e serviços à sociedade, pautados na execução de forma correta, honesta e transparente”, pontuou.
Com ênfase na estruturação de programas, o curso teve início no dia 17 de julho, com quatro turmas com 20 participantes cada, somando um total de 80 servidores até o final. As aulas foram aplicadas pelos especialistas em planejamento e orçamento público, Otávio Gondim, do Senado Federal, e por Márcio Bastos, do Ministério de Planejamento e Orçamento.
“Encerramos, hoje, este ciclo muito satisfeitos em poder oferecer esse curso importante aos agentes públicos, com a participação direta de todos os poderes. Planejar significa olhar um pouco adiante, em longo prazo. Para isso, precisamos de instrumentos modernos e estruturados voltados às políticas públicas”, frisou a coordenadora de Planejamento Estratégico da Seplan, Alessandra Hallem.
Conforme o secretário da Seplan, Rafael Fraia, a proposta da capacitação também foi promover a integração entre as unidades setoriais e a Seplan, que é o órgão central de planejamento e orçamento do Estado.
“É muito importante que possamos realizar um trabalho em permanente parceria com secretarias e órgãos, para que ocorra alinhamento do que é planejado com o que é executado”, ressaltou Rafael.
Maria Fernanda Azevedo