Nesta sexta-feira, 25, servidores da Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima) realizaram a campanha “Faperr Doa Amor”, com o objetivo de ajudar a abastecer o estoque de sangue do Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) e salvar vidas.
Mais de 20 servidores da fundação foram até o Hemoraima para doar sangue e realizar cadastro para doação de medula óssea. De acordo com o presidente da Faperr, Pedro Cerino, a ação foi uma iniciativa dos próprios servidores da fundação que se sentiram sensibilizados em ajudar.
“É uma iniciativa muito louvável que nossos servidores desenvolveram hoje, pois além da nossa missão institucional de promover a pesquisa, ciência, inovação e tecnologia, também promove o trabalho social. Queremos que essa ação seja contínua e nisso está ajudando os que estão precisando”, relatou.
A servidora da Faperr, Weylanne Rêgo, participou da atividade pela primeira vez e ficou feliz em poder ajudar o próximo. “Essa ação está sendo muito emocionante para mim, pois é a primeira vez que participo, e com isso eu sei que estou salvando várias vidas, que estão no leito. A união faz a força, e forças positivas geram resultados positivos”, disse.
Como doar
O Hemoraima fica na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento). Os interessados em doar sangue devem procurar o Centro de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 12h e de 13h30 às 18h.
O candidato a doador deve estar bem de saúde, alimentado, ter entre 16 (acompanhado dos pais) e 69 anos (desde que a primeira doação tenha ocorrido até os 60 anos), ter peso superior a 50 quilos, e evitar bebidas alcoólicas 12 horas antes e alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.
Melissa Gomes