Sesau leva orientações sobre DST/AIDS para o São João do Parque Anauá

População poderá tirar suas dúvidas sobre métodos de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis, o uso do autoteste e acesso a preservativos. – Fotos: William Roth

Arraial é sempre sinônimo de diversão, e aproveitando a oportunidade, o Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), está levando orientações sobre prevenção as DST/AIDS nos cinco dias do São João do Anauá, que teve início nesta terça-feira, 25, no Parque Anauá.

Graças à presença das equipes do Núcleo Estadual de Controle das DST/AIDS e Hepatites Virais, a população poderá tirar suas dúvidas sobre métodos de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis, o uso do autoteste e acesso a preservativos.

“Estamos ofertando gratuitamente à população, através da distribuição de preservativos masculinos, femininos, gel lubrificante e também o autoteste de HIV, orientando a população a como utilizar esses insumos e também conscientizando quanto a importância da promoção e prevenção da saúde”, afirmou a enfermeira é técnica do Núcleo, Jamilla Correia.

Subordinado à Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde, o Núcleo Estadual de Controle das DST/AIDS promove ações de prevenção, diagnóstico, assistência, tratamento e gestão de insumos junto à população roraimense, por meio de parcerias com organizações públicas e entidades não governamentais.

O NCDST/AIDS faz o repasse de preservativos, testagem rápida para HIV, Sífilis, Hepatites B e C aos 15 municípios do Estado, bem como medicamentos para a PEP (Profilaxia Pós Exposição) e antirretrovirais, que são utilizados para o tratamento de pacientes com HIV.

Sobre a importância do preservativo

O preservativo é o único método contraceptivo de dupla proteção, uma vez que evita ao mesmo tempo uma gravidez não planejada e problemas de saúde causados por ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis, como Sífilis, Gonorreia, Clamídia, HPV e Herpes.

De acordo com Jamilla, a ação de conscientização da Sesau dentro do evento se faz necessária para reforçar a importância do controle de casos das doenças sexualmente transmissíveis, ajudando a melhorar o cenário epidemiológico do Estado.

“A distribuição desses insumos é gratuita e essa também é uma forma da população ter acesso e saber da importância deles na sua própria proteção”, completou.

Apesar de estar na organização de um dos estandes da Secult (Secretaria de Cultura), o bibliotecário Walter Amorim, de 38 anos, não perdeu a oportunidade de aproveitar as orientações fornecidas pelos técnicos da Sesau.

“Às vezes, a gente se esquece de cuidar da própria saúde, é bom estar sempre atento quando há a distribuição desse tipo de insumo. Além disso, é muito gratificante ver que ainda existe uma sensibilidade em conscientizar as pessoas sobre o autoteste do HIV e doenças transmissíveis, e quando vejo [esse tipo de ação], vou logo atrás, porque é uma oportunidade de se informar e se cuidar”, pontuou o servidor.

Suyanne Sá

 

Veja também

Topo