Sesau participa de evento sobre ações exitosas no enfrentamento de desafios epidemiológicos

Roraima está sendo representado por uma comitiva da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde. – Fotos: Ascom/Sesau

Possibilitar a troca de conhecimento sobre ações que fortalecem o enfrentamento a desafios epidemiológicos em todo o país. Esse é o principal objetivo da Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças, evento que encerra nesta sexta-feira, 10, em Brasília (DF).

Essa é a 17ª edição da Expoepi, uma promoção do Ministério da Saúde, com diversas discussões acerca do tema.

O estado de Roraima está sendo representado por uma comitiva da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde, órgão subordinado à Sesau (Secretaria de Saúde).

“A Expoepi é o maior evento de vigilância epidemiológica do país, que acontece uma vez por ano, e essa edição nós tivemos a oportunidade de participar com representações de várias áreas técnicas, como Vigilância Hospitalar, Cievs [Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde], Núcleo de Malária, entre outros”, afirmou a coordenadora da CGVS, Valdirene Oliveira.

Ao todo, as ações da Expoepi abrangem três categorias de mostras: experiências do serviço de saúde, trabalhos de pós-graduação e intervenção social, por meio de pesquisas e estratégias de prevenção.

A mostra também reconhece e premia os profissionais, serviços de saúde e movimentos sociais que se destacaram nas ações de vigilância em saúde.

Além de reunir profissionais renomados, tanto nacionais quanto internacionais, a exposição traz como diferencial a exposição de perspectivas exitosas que resultaram no avanço do SUS (Sistema Único de Saúde) nos últimos 20 anos.

“Nesses dias de evento, tive a oportunidade apresentar uma experiência [exitosa] que o nosso Estado teve com um projeto de prevenção combinada, que basicamente busca reduzir ao máximo o surgimento de novos casos infecções por HIV. Foram momentos riquíssimos e que com certeza nos darão mais incentivos para melhorar as ações da nossa Vigilância Epidemiológica”, complementou a coordenadora.

Minervaldo Lopes

 

 

Veja também

Topo