Sesau registra queda de 5,81% na taxa de mortalidade de doenças cardiovasculares

Até outubro deste ano, foram contabilizados 613 procedimentos dessa modalidade. – Fotos: Ascom/Sesau

A Cardiologia avançou em Roraima! A Sesau (Secretaria de Saúde) aumentou o número de procedimentos cardiovasculares realizados no estado, e conseguiu diminuir a taxa de mortalidade causada por doenças do coração.

A partir de 2018, a angioplastia, cateterismo e arteriografia passaram a ser parte do serviço do HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens Bento de Souza), descartando o TFD (Tratamento Fora de Domicílio) na maioria dos casos. Até outubro deste ano, foram contabilizados 613 procedimentos dessa modalidade.

“Em 2018, foi realizado um convênio através da Secretaria de Saúde com a Clínica Particular Lifecor e iniciou-se a prestação de serviço especializado. Com isso, os pacientes que infartavam passaram a ter acesso prematuro, em tempo ideal, a esse atendimento diminuindo a mortalidade e inclusive as sequelas do infarto”, afirmou o cardiologista Ildemberg Amorim.

Naquele ano, Roraima apontava taxa de mortalidade de 23,47%, contudo em 2023 a porcentagem diminuiu para 5,81%. Em 2022, o HGR também aderiu as cirurgias cardiovasculares como parte de seu serviço. Este ano, 57 procedimentos foram efetuados.

“Aqueles pacientes que estão indicados a realização da cirurgia de revascularização do miocárdio e troca de válvulas, hoje já são atendidos aqui em Roraima. São cirurgias grandes e complexas, onde toda uma estrutura é montada para realizar esse tipo de cirurgia”, destacou o médico.

O Hospital possui ainda uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) cardiológica com uma equipe multiprofissional, desde médicos intensivistas, cardiologistas, fisioterapeutas e enfermeiros.

O comunicólogo Rosival Soares, de 64 anos, estava no município de Caroebe quando precisou ser internado às pressas após um infarto.

“Primeiro fiz o exame de cateterismo, para identificar qual é o problema do coração. Depois de identificar o problema, eu fui submetido a uma cirurgia, onde foi colocado a ponte de safena. Eu não tenho dúvidas de que toda essa equipe que nos atende hoje são profissionais dedicados, que fazem por amor”, complementou o paciente.

Suyanne Sá

 

Veja também

Topo