
A manhã desta sexta-feira, 12, foi marcada por um importante passo no processo de ressocialização de pessoas privadas de liberdade. Em uma cerimônia realizada no pátio da Cadeia Pública Municipal de Boa Vista (CPMBV), 44 reeducandos receberam o certificado de conclusão da Educação de Jovens e Adultos (EJA), integrada ao curso profissionalizante de Assistente Administrativo, oferecido por meio da parceria entre Sesi e Senai.
O evento reuniu autoridades, familiares e servidores do sistema prisional, e foi marcado por momentos de forte emoção. Um dos destaques da programação foi a apresentação do coral Canto da Liberdade, formado pelos próprios internos, que emocionou o público com canções interpretadas especialmente para a solenidade.
Entre os presentes, estava Kátia Ramos, irmã de um dos formandos, que falou sobre o impacto da conquista na vida do irmão.

“Estamos todos muito felizes com essa oportunidade que meu irmão está tendo de se ressocializar. Eu fico até emocionada, porque lá fora ele não estava focado em estudar, e agora, graças a Deus, ele teve essa oportunidade de concluir o ensino médio e isso é muito bom para ele. Sempre batemos na tecla de ele terminar os estudos, então nós, familiares, somos eternamente gratos ao Sesi e ao Senai”, declarou.
A formação é resultado do Termo de Cooperação Técnica firmado em 5 de agosto de 2025 entre a Federação das Indústrias do Estado de Roraima (Fier), o Serviço Social da Indústria (Sesi), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc). O acordo estabelece esforços conjuntos voltados à educação, à promoção da cidadania e ao fortalecimento das políticas públicas de reinserção social.
Durante a cerimônia, a superintendente do Sesi-RR, Almecir de Freitas Camara, destacou o compromisso institucional com ações que transformam vidas.

“Essa parceria é muito importante para nós. O Sesi é a marca da responsabilidade social e eu gostaria de agradecer a todos, porque estamos aqui, Sesi e Senai, cumprindo a nossa missão institucional”, ressaltou.
O diretor regional do Senai, Celso Albuquerque, também reforçou a relevância da iniciativa. “É uma oportunidade a mais para que a vida melhore para todos. A gente sabe da dificuldade que é, o sofrimento se errou, o que vale é a pena mudar, ter uma vida mais próspera, e essa é a aposta do Senai, de todos aqui presentes, para que as coisas possam melhorar”, afirmou.
As aulas tiveram início em agosto deste ano, proporcionando aos reeducandos conteúdos escolares e formação técnica em gestão administrativa, ampliando as perspectivas de empregabilidade após o cumprimento da pena.
Para a diretora da Escola do Sesi, Gardênia Cavalcante, a formatura representa mais do que uma certificação, simboliza transformação.
“Essa formatura que estamos vendo hoje é a prova de que a educação transforma. A gente aprender a ser diferente começa na educação. Essas escolhas que fazemos estão no nosso caminho, mas no final tudo se depara com educar. Sabemos que não é fácil, mas o impossível pode acontecer sim quando a gente se permite viver”, avaliou.
A cerimônia encerrou mais uma etapa significativa no projeto de qualificação dentro do sistema prisional, reafirmando o compromisso das instituições em promover oportunidades de mudança, dignidade e reintegração social.

A diretora do Departamento de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (DJDHC/Sejuc), Maria José da Conceição, também participou da cerimônia e destacou o impacto da educação dentro do sistema prisional. Segundo ela, iniciativas como essa reforçam o compromisso do Estado com a dignidade humana. “A educação abre portas e mostra que todos têm capacidade de recomeçar. Hoje, vemos aqui histórias sendo ressignificadas. Esse certificado não é apenas um documento, é uma nova oportunidade para que cada um possa reconstruir sua trajetória com mais autonomia e esperança”, disse.
EJA Profissionalizante
Implementada em 2020, a Educação de Jovens e Adultos Profissionalizante é uma ação realizada em conjunto pelas instituições SESI SENAI, e possibilita que o estudante possa ao final do curso receber duas certificações: uma do ensino médio regular e outra do curso de qualificação profissional escolhido, de forma totalmente gratuita. Dentre a metodologia pedagógica aplicada está a de “Reconhecimento de Saberes”, método de avaliação e diagnóstico das competências e habilidades adquiridas pelas experiências de vida e trabalho que os alunos possuem, possibilitando que os estudantes concluam o ensino médio em até 6 meses.
