
44 reeducandos da Cadeia Pública Municipal de Boa Vista (CPMBV) participam, nesta sexta-feira, 12, da cerimônia de conclusão do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), integrada ao curso profissionalizante de Assistente Administrativo, ação conjunta entre o Sesi Senai. A solenidade será realizada na própria unidade prisional, durante a manhã, a partir das 8h.
A formação é resultado de um Termo de Cooperação Técnica firmado no dia 5 de agosto entre a Federação das Indústrias do Estado de Roraima (FIER), o Serviço Social da Indústria (SESI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e a Secretaria de Justiça e Cidadania (SEJUC). A iniciativa integra ações voltadas à ampliação do acesso à educação dentro do sistema prisional.
O acordo estabelece esforços conjuntos para promover cidadania, fortalecer políticas de ressocialização e oferecer oportunidades de capacitação que contribuam para a dignidade e reinserção social das pessoas privadas de liberdade. Por meio da EJA – Ensino Médio aliada à formação profissional do SENAI, os reeducandos tiveram acesso a conteúdos escolares e conhecimentos técnicos voltados ao mercado de trabalho.
As aulas tiveram início em agosto deste ano, possibilitando que os participantes adquirissem qualificação básica em gestão administrativa, ampliando as perspectivas de empregabilidade após o cumprimento da pena.
EJA Profissionalizante
Implementada em 2020, a Educação de Jovens e Adultos Profissionalizante é uma ação realizada em conjunto pelas instituições SESI SENAI, e possibilita que o estudante possa ao final do curso receber duas certificações: uma do ensino médio regular e outra do curso de qualificação profissional escolhido, de forma totalmente gratuita.
Dentre a metodologia pedagógica aplicada está a de “Reconhecimento de Saberes”, método de avaliação e diagnóstico das competências e habilidades adquiridas pelas experiências de vida e trabalho que os alunos possuem, possibilitando que os estudantes concluam o ensino médio em até 6 meses.


