Um novo dia, uma nova oportunidade. Esses são os sentimentos de quem tem passado dias ou até anos em situação de vulnerabilidade. Nesta terça-feira, 26, o Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS Centro) proporcionou momento de interação social e conscientização através de filmes e séries que auxiliam na autorreflexão para usuários atendidos pelo serviço.
“Hoje estou me sentindo mais digno, pois a gente que mora na rua temos muitas dificuldades. Eu gostei do filme com os meus colegas e só tenho a agradecer pelo que estão fazendo por nós”, relatou jovem.
Eles puderam escolher temas ou histórias onde mais se identificaram e que pudessem através dos filmes refletir sobre suas vidas. De acordo com o Eduardo Queiroz, coordenador do SEAS, o objetivo é garantir a atenção às necessidades das pessoas e famílias identificadas, encaminhando à rede de atenção básica, como aos serviços sociais e outras áreas abrangentes às políticas públicas, bem como questões relacionadas à dependência química, corroborando individualmente para a recuperação da dignidade.
“O CINE SEAS está sendo um ‘pontapé’ com as atividades de grupo após dois anos de pandemia. As atividades desenvolvidas dentro do SEAS são a oportunidade de acompanhar essas pessoas, fortalecendo vínculos que perderam com suas famílias, através dos filmes eles tenham alguma lembrança afetiva, pois eles não se reconhecem como parte da sociedade”, disse.
Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) – É ofertado pelo CREAS e é uma forma continuada e programada com a finalidade de assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique, famílias e pessoas com direitos violados, a natureza das violações e as condições em que vivem. Na abordagem é prestado atendimento às necessidades imediatas, com acolhimento e encaminhamento das pessoas à Rede de serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas na perspectiva da garantia dos direitos.
Creas
Oferece Serviços de Proteção Social Especial às famílias e indivíduos em situação de ameaça e violação de direitos.
Melissa Gomes