Nesta sexta-feira, 31, a partir das 9h no Plenário Noêmia Bastos Amazonas, a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e do Idoso, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), realiza uma sessão especial para lançamento, pelo Conselho Nacional de Química, da primeira Tabela Periódica em Braille.
Segundo a presidente da comissão, deputada Angela Águida Portella (PP), o evento fará parte da programação do encontro dos Conselhos de Química do Brasil, que ocorre nos dias 30 e 31 de março em Roraima. “Fomos convidados a fazer esta parceria e é uma honra para nós, porque será o primeiro estado do Brasil a lançar a tabela periódica em braile”, celebrou.
A parlamentar aproveitou para convidar professores, familiares de deficientes visuais e interessados sobre o assunto a prestigiar o material, uma vez que ele estará disponível de forma
gratuita a escolas e universidades para qualificar os estudos em Química de jovens e adultos.
A tabela, segundo o diretor do Conselho Regional de Química de Roraima, Gilson Mascarenhas, foi criada com apoio de professores da rede pública do Amazonas. “Eles fizeram, teve o contato com a gráfica, que fez correções, e no final tivemos esse produto de qualidade”.
Ele espera que a ideia seja abarcada por representantes de outros conselhos do Brasil. “Porque é um fato inédito a tabela completa com todas as informações em braile. Já investigamos e nunca foi feito”, complementou Mascarenhas.
A ferramenta inclusiva será apoio para que os deficientes visuais consigam aprender, de forma mais direta, os 118 elementos conhecidos, organizados pelas características comuns e de ordem crescente, conforme o número atômico.
Yasmin Guedes