Setembro Amarelo: ALE-RR promove debate sobre valorização da vida em ‘Podcast do Abraço’

A iniciativa inédita da Casa Legislativa faz parte da campanha ‘Setembro Amarelo: abraçando os nossos servidores’. – Fotos: Jader Souza/Nonato Sousa

Na tarde desta quarta-feira, 20, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) promoveu o ‘Podcast do Abraço’, programa da Rádio Assembleia (98.3 FM) veiculado ao vivo pela emissora legislativa (canal 57.3), que colocou a valorização da vida no centro do debate público. A iniciativa faz parte da campanha ‘Setembro Amarelo: abraçando os nossos servidores’ e trouxe relatos e informações sobre doenças mentais para discutir a relevância da prevenção.

Deputada Catarina Guerra

Conduzido pela deputada Catarina Guerra (União), o podcast tratou sobre assuntos como depressão, ansiedade e suicídio de uma forma preventiva e informativa. Em mais de uma hora e meia de programa, a parlamentar e os convidados apresentaram dados e conversaram sobre a importância da abertura de diálogos e discussões que abordem a temática.

“A gente sente a sensação de dever cumprido, porque conseguimos por meio de experiências e de relatos dos nossos convidados, deixar transparente a real importância da nossa campanha, que é o abraço. Tenho certeza de que as pessoas que nos acompanharam se sentiram abraçadas, acolhidas e conseguimos levar leveza à importância do Setembro Amarelo”, declarou a parlamentar.

Vanuza Matos

Uma das convidadas foi a servidora pública e psicóloga Vanuza Matos, que compartilhou a vivência de quem perdeu o irmão para as doenças da mente. Apesar disso, ela considera muito relevante o compartilhamento sobre o assunto para auxiliar no cuidado da saúde mental de outras pessoas.

“Acredito que é importantíssimo falarmos sobre isso, porque esconder o fato, não faz com que ele desapareça. A gente precisa falar, ouvir, pesquisar e criar uma rede de apoio para discutir sobre suicídio”, disse a servidora.

Gabriele Almeida

A psicóloga Gabriele Almeida também participou do podcast e valorizou a iniciativa do Poder Legislativo em tratar sobre o assunto e ressaltou a necessidade de informar a população roraimense.

“Quando a gente fala sobre saúde mental, é justamente a gente se conhecer, impor esses nossos limites e entender melhor da gente mesmo. Então, quando a gente fala de Setembro Amarelo, não é só no mês de setembro, mas a gente cuida de toda a nossa saúde mental o ano todo, que é um tema super importante”, destacou a psicóloga.

Pioneiro na discussão da Campanha Setembro Amarelo na Assembleia Legislativa, o ex-deputado Evangelista Siqueira também compartilhou as vivências parlamentares ao trazer o assunto à sociedade.

Evangelista Siqueira

“É fundamental discutir depressão, suicídio e promover uma sensibilização social, para que busquemos mecanismos governamentais e sociais que possam indicar caminhos de solução para esse problema. Roraima não pode figurar nos primeiros lugares do ranking de suicídio, nós não queremos, pois neste ranking, nós queremos ser o último Estado”, enfatizou Siqueira.

A campanha Setembro Amarelo segue na Casa Legislativa nesta quinta-feira (21) pela manhã, com roda de conversa com os servidores do parlamento, conduzida pela professora e psicóloga Marcelle Wotrich. À tarde, será proferida a palestra “Conheça suas emoções, mergulhe no seu subconsciente”, com o treinador comportamental André Russo.

Anderson Caldas

 

 

Veja também

Topo