Setembro Amarelo: Clínica Coronel Mota inicia programação nesta quarta-feira

Unidade realizará uma série de atividades ao longo do mês, entre elas panfletagem, entrega de mensagens positivas e orientação. – Fotos: Ascom/Sesau

O setor de Psicologia da Policlínica Coronel Mota dará início nesta quarta-feira, 6, à programação alusiva ao Setembro Amarelo, campanha que tem a como foco a prevenção ao suicídio, sensibilizando a população sobre a depressão e outros transtornos psíquicos que afetam a vida das pessoas no mundo.

Conforme a responsável pelo setor, Suely Melo, a unidade realizará uma série de atividades ao longo do mês, entre elas panfletagem, entrega de mensagens positivas e orientação.

“É muito importante que as pessoas próximas saibam identificar que alguém está passando por esse problema e que está pensando em tirar a sua vida. Por isso, todos os anos fazemos essa programação do Setembro Amarelo com panfletagem, orientação e palestras”, reforçou.

Para se ter uma ideia da importância dos trabalhos de acolhimento desenvolvidos pela unidade, no período de janeiro a junho, o setor de Psicologia e Psiquiatria do Coronel Mota contabilizou 3.362 atendimentos com o psicólogo. Enquanto que consultas com o psiquiatra somaram 7.233 atendimentos.

“É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha. Se informar para aprender e ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave”, destacou Suely.

Sobre a campanha

Criada em 2014 por meio da parceria entre a ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) e CFM (Conselho Federal de Medicina), a campanha Setembro Amarelo promove uma série de ações para conscientizar as pessoas sobre a prevenção ao suicídio. A data mundial é celebrada anualmente no dia 10 de setembro.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), mais de 700 suicídios são registrados em todo mundo, mas esse número pode ser ainda maior, devido às subnotificações, podendo chegar a 1 milhão de casos.

No Brasil, estima-se que o número de mortos em decorrência do suicídio pode chegar a 14 mil, com média de 38 óbitos por dia. Por esse motivo é importante reforçar a necessidade de promover atividades que visem melhorar a saúde mental da população.

Confira a programação

06/09 – Ação distribuição de informativos sobre o tema e mensagens de autoestima aos motoristas

Local: Avenida Capitão Júlio Bezerra (em frente ao ambulatório de Psiquiatria)

Horário: Das 9h às 10h

15/09 – Live – Prevenção ao suicídio: “O Escutar como Caminho”

Palestrantes: Psicólogos Cassia Dias e Humberto Caldas

Horário: 10h

Plataforma: Será informada posteriormente

22/09 – Distribuição de brinde aos servidores com mensagem de apoio.

Local: Avenida Capitão Júlio Bezerra (em frente ao ambulatório de Psiquiatria)

29/09 – Palestra para alunos da Escola Estadual São José

Local: Rua Floriano Peixoto, 346 – Centro

Tema: Formas de Superar o Comportamento Ansioso

Palestrante: Psicóloga Natália Almeida

Período: 13h30 (uma turma selecionada)

Suyanne Sá

 

Veja também

Topo