Setembro Amarelo: Servidores da Seadi participam de palestra sobre saúde mental

A oportunidade instigou atenção sobre os valores do ser humano. – Foto: Ascom/Seadi

Em alusão ao Setembro Amarelo, mês da Campanha de Prevenção ao Suicídio, a Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação) promoveu a palestra Juntos Somos Mais Fortes? O encontro ocorreu nesta sexta-feira, 23, reunindo os servidores com a psicóloga Joselita Peixoto, no auditório da Instituição.

Para o titular da Seadi, Emerson Baú, a oportunidade instigou atenção sobre os valores do ser humano. “O momento foi de reflexão sobre a continuidade das nossas vidas, onde aprendemos a enxergar nossas atitudes com os outros e o mundo na relação de respeito e prosperidade”, destacou.

Referindo as condições no trabalho, a psicóloga Joselita explicou que a saúde mental está diretamente ligada à produtividade. “Fortalecer um ao outro, resgatar a proximidade familiar, agradecer todos os dias as boas oportunidades da vida, dialogar e quebrar tabus são fatores importantes para entendermos que o corpo fala, o olhar fala e assim podemos administrar melhor os limites comportamentais, inibindo os impactos do estresse, favorecendo nossa saúde mental”, comentou.

A psicóloga também manifestou como diagnosticar o alerta da autodestruição. “A manutenção do equilíbrio mental é uma constante diária, sendo preciso observar a ausência de paz no trabalho, agressividade, faltas, o ritmo dos filhos na escola, os laços de amizade e convívio familiar, entre outras decorrências que necessitem de apoio urgente, antes que o estrago emocional ocorra num impacto explosivo. Diante destes problemas, a prática de atividades saudáveis e prazerosas é um caminho positivo de sensibilização, além de ouvir e dialogar com o outro sem julgar, acolher suas razões e demonstrar a credibilidade de que precisamos das pessoas nesta vida”, concluiu.

Para a técnica da Seadi, Joana Dark, o encontro também destacou a necessidade da atuação profissional diante das dificuldades emocionais. “Aprendemos a observar os sintomas físicos da depressão diante da indisposição no trabalho, ansiedade, falta de concentração, fraqueza, sudorese, pressão alta. Sobretudo, aprendemos a coibir estes males praticando boas ações, organizando nossa vida com equilíbrio e esforço, com uma boa noite de sono, reforçando os laços de amizade e reservando um tempo para curtirmos a vida com os outros, também intensamente com a família”, finalizou.

Michel Sales

 

Veja também

Topo