Setrabes debate políticas públicas para a juventude roraimense em conferência estadual

Encontro serve para a criação e fortalecimento dessas estruturas e a oferta de políticas públicas para os jovens de Roraima. – Fotos: Rodrigo Otávio

O Governo de Roraima, por meio da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), realiza, nesta terça-feira, 31, a 3ª Conferência Estadual de Juventude. O evento, que iniciou na segunda-feira, 30, ocorre no auditório da Escola Maria das Neves Rezende, no bairro Asa Branca, e é organizado pela CEPPJ (Coordenação Estadual de Políticas Públicas para a Juventude).

Com o tema “Reconstruir no Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, direitos, participação e Bem Viver”, a Conferência tem como objetivo reunir o governo e sociedade civil para debater e decidir as prioridades nas Políticas Públicas para a Juventude nos próximos anos, onde serão eleitos 16 delegados para representar Roraima, na 4º Conferência Nacional da Juventude, que será sediada em Brasília (DF) nos dias 14 a 17 de dezembro deste ano.

A titular da Setrabes,Tânia Soares, ressaltou a importância da participação dos jovens na construção coletiva de políticas públicas.

“É um momento para os jovens se unirem, debaterem ideias e elaborarem propostas de melhoria para a política da juventude, o encontro tem o objetivo de avaliar as necessidades da população roraimense, além de pensar nas ações de promoção à autonomia dos jovens no estado. Então, a voz de vocês é muito importante”, finalizou Tânia.

Para o coordenador da CEPPJ da Setrabes, Jander Brito, o encontro serve para a criação e fortalecimento dessas estruturas e a oferta de políticas públicas para os jovens de Roraima.

“Esse processo de construção de políticas públicas volta ao cenário nacional como algo muito importante, pelo grande número de jovens no Brasil e também no nosso Estado, em que 43% da população é de jovens de 15 a 29 anos. Para nós, esse empoderamento pelas políticas sociais direcionada à juventude é necessária, principalmente na área de educação, esporte e socioeconômica”, declarou Jander.

O diretor de Políticas Públicas Transversais de Juventude da Secretaria Nacional de Juventude, Nilson Florentino, destacou que o encontro é muito importante, pois Roraima segue o exemplo dos outros Estados.

“As conferências estaduais têm sido muito importantes, pois pelas iniciativas podemos apontar e levar para Brasília as discussões e desafios dos jovens roraimenses”, afirmou Florentino.

Nesta terça-feira, o segundo dia de Conferência Estadual de Juventude continua com as apresentações dos painéis temáticos, palestras, leitura e aprovação das deliberações, eleições dos delegados e orientações e discussões dos 12 eixos:

Eixo 1 – Do direito à cidadania, à participação social e política e à representatividade juvenil;

Eixo 2 – Do direito à educação;

Eixo 3 – Do direito à profissionalização, ao trabalho e renda;

Eixo 4 – Do direito à diversidade e à igualdade;

Eixo 5 – Do direito à saúde;

Eixo 6 – Do direito à cultura;

Eixo 7 – Do direito à comunicação e à liberdade deexpressão;

Eixo 8 – Do direito ao desporto e ao lazer;

Eixo 9 – Do direito ao território e à mobilidade;

Eixo 10 – Do direito à sustentabilidade e ao meio ambiente;

Eixo 11 – Do direito à segurança pública e ao acesso à Justiça;

Eixo 12 – Sinajuve (Sistema Nacional de Juventude).

Ágata Lima

 

 

Veja também

Topo