Setrabes inaugura novas instalações do Abrigo Masculino

Agora, o abrigo tem capacidade de atender simultaneamente a mais de 20 crianças e adolescentes. – Fotos: Secom/RR

Na tarde de quinta-feira, 20, o Governo de Roraima, por meio da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), realizou a cerimônia de reinauguração do Abrigo Masculino.

Agora, o abrigo tem capacidade de atender simultaneamente a mais de 20 crianças e adolescentes, com espaço mais adequado, banheiros em cada quarto, sala pedagógica, de artesanato, de música, refeitório, área de lazer e horta. Todo o espaço foi revitalizado para proporcionar aos nossos adolescentes mais dignidade e oportunidade no futuro ao sair do abrigo e serem aceitos na sociedade.

O abrigo é uma unidade de acolhimento institucional, destinada ao atendimento socioassistencial de adolescentes do sexo masculino, com faixa etária de 12 a 18 anos incompletos e, excepcionalmente, menores de 12 anos quando se tratar de grupo de irmãos, que estejam afastados do convívio familiar por medida protetiva de abrigo, conforme Art. 101 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

“É com muita gratidão que recebemos esta obra de revitalização do Governo que com certeza vai melhorar a qualidade de vida dos jovens”, relatou o coordenador do Departamento de Proteção Especial, Aminadabi Santos.

A primeira-dama, Simone Denarium destacou que é dever de todos trabalhar no acolhimento do jovem, e que sua passagem no abrigo ocorra com conforto, dignidade, em um ambiente acolhedor e que ofereça o necessário para que os adolescentes possam se desenvolver de maneira saudável.

“Estou muito feliz com a inauguração do Abrigo Masculino. Essa é uma gestão que acolhe quem tem empatia e amor pelas pessoas. Os nossos adolescentes estão recebendo um novo espaço para que eles se sintam acolhidos da forma que merecem”, explicou a primeira-dama.

A secretária Tânia Soares, disse que foi necessário a obra de revitalização no abrigo masculino, pois vai garantir a oferta do serviço de forma qualificada, um espaço digno, organizado, com local apropriado para estudo e lazer, prioridades para os adolescentes.

“Iremos proporcionar uma série de atividades que são necessárias na formação de cada adolescente. Eles são acolhidos temporariamente, mas assim que estão no abrigo, precisam dar continuidade na vida e a equipe de acolhimento deve estar preparada para ajudar os jovens em processo de aceitação”, afirmou Tânia.

Histórico

A criação do Abrigo Masculino remonta à década de 1980. O local anteriormente era uma instituição assistencial e conhecido como “Casa Lar Masculina”. Era dirigida pelo casal Albertino Castro e Maria Silva de Castro, e funcionava na av. São Sebastião, no bairro Tancredo Neves. Alguns momentos importantes na trajetória da unidade merecem destaque:

2004 – Realização do primeiro concurso público do Estado que inseriu servidores efetivos no quadro de funcionários do abrigo.

2006 – A instituição é regulamentada como unidade vinculada à Setrabes, por meio do Decreto nº 7224-E, de 13 de julho de 2006.

– O Abrigo Masculino passa a funcionar em novo endereço (na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, no bairro Mecejana).

2008 – Em julho ocorre nova mudança de endereço, passando a localizar-se no bairro São Vicente, onde permaneceu por cinco anos.

2012 – Aprovação dos documentos normativos da unidade (Projeto Político Pedagógico e Regimento Interno), estabelecendo parâmetros de funcionamento e orientações específicas para o trabalho social desenvolvido;

– Realização de processo seletivo simplificado 001/2012 para contratação temporária de profissionais de nível médio e superior;

– Manutenção do imóvel com a realização de reparos na parte hidráulica e elétrica, pintura de paredes e construção de uma lavanderia;

– O Abrigo muda novamente de endereço, passando a localizar-se na rua Jauaperi, bairro Mecejana.

2017 – Mudança de endereço do Abrigo Masculino a ser localizado na Rua Jacamim, número 22, bairro Mecejana, onde permaneceu por dois anos.

2019 – O Abrigo Masculino passa a ser localizado no atual endereço, no bairro Mecejana.

– Intervenção do Juizado da Infância e Juventude limitando a capacidade máxima da entidade de acolhimento em 15 acolhidos, em decorrência da migração venezuelana que impactou o serviço de acolhimento.

2020 – Declarada situação de emergência em saúde pública pela OMS Organização Mundial da Saúde), em 11 de março, em decorrência do surto do novo coronavírus e publicado o Decreto Estadual nº 28.587-E, que dispõe sobre o plano de contingência no enfrentamento da COVID-19;

– Restrição de visitas familiares, afastamento de servidores considerados grupo de risco, remanejamento das escalas de plantão, suspensão de atividades externas;

– Contratação de profissionais de nível médio e superior por meio do processo seletivo simplificado nº 001/2020.

– A situação de emergência em saúde pública perdura e o Poder Judiciário emite a Portaria nº 3/2021, prorrogando a suspensão de visitas ao abrigo.

Ágata Lima

 

Veja também

Topo