Sinjoper solicita do governador efetivação para a construção do Monumento Pela Liberdade de Imprensa em Roraima

Na oportunidade, o Sinjoper solicitou por parte do Governo a abertura de diálogo para a doação de um terreno para a construção da sede do sindicato. – Fotos: Sinjoper

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Roraima (Sinjoper), representados pelos membros da diretoria executiva composta pelos jornalistas Marilena Freitas, Miro Lopes, Sônia Lúcia Nunes e Paulo Thadeu, se reuniu na manhã desta sexta-feira, 7, com o governador Antonio Denarium para alinhamento na efetivação da lei estadual nº 397 de 30 de setembro de 2003, que autoriza o poder Executivo a construir um Monumento em homenagem a “Liberdade de Imprensa” no Estado de Roraima.

O governador solicitou ao Secretário de Estado da Comunicação, Weber Negreiros, que viabilizasse todos os documentos necessários para a abertura de um edital público e escolha de um local para a construção do referido monumento.

Para o presidente do Sinjoper, Paulo Thadeu Franco das Neves, o dia 7 de junho, Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, marca um importante passo na luta pela garantia ao direito constitucional de acesso da população à informação de interesse público e dos direitos dos jornalistas de realizarem livremente seu trabalho.

“Essa data comemorativa é celebrada no dia 7 de junho porque esse foi o dia em que um manifesto contra a censura da Ditadura Militar foi divulgado e assinado por quase três mil jornalistas em 1977”.

Na oportunidade, o Sinjoper solicitou por parte do Governo a abertura de diálogo para a doação de um terreno ao sindicato.

O governador repassou a solicitação à Secretaria Estadual de Comunicação e ficou acertado que na próxima semana Weber Negreiros junto com o Sinjoper vai se reunir junto ao secretário da Seinf, com o intuito de verificar áreas disponíveis em Boa Vista para a doação do terreno.

O terreno, conforme explicou a Tesoureira do Sinjoper, Marilena Freitas, ao governador Antonio Denarium é essencial para as atividades de expansão do sindicato, “bem como para pleitear emenda parlamentar, haja vista que a entidade sindical foi transformada em utilidade pública pela Assembleia Legislativa de Roraima e alguns deputados já sinalizaram positivamente”, destacou.

Topo