Sistema prisional: Sesau leva atendimentos de saúde clínica para reeducandos

Para quarta-feira, 30, está prevista a realização de um mutirão de atendimento especializado de oftalmologia. – Foto: Ascom/Sesau

A Sesau (Secretaria de Saúde), em parceria com a Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania), realizou no último sábado, 26, uma ação de saúde da Clínica Médica Especializada Coronel Mota voltada a reeducandos da Cadeia Pública Feminina de Boa Vista, da Cadeia Pública Masculina de Boa Vista e da PAMC (Penitenciária Agrícola de Monte Cristo).

De acordo com a coordenadora geral de Atenção Básica da Sesau, Helena Castelo Branco, foram atendidos cerca de 40 reeducandos. A especialidade mais procurada foi a da ortopedia.

“Essa ação específica foi realizada para reduzir a demanda reprimida do sistema prisional para essa especialidade. Mas é um trabalho de rotina com ações recorrentes para atender a toda a população e muitas vezes de maneira preventiva”, afirmou Helena.

Atenção permanente

A atenção em saúde para a população privada de liberdade é uma ação rotineira, sempre realizada por meio da parceria entre Sesau e Sejuc. Em junho deste ano, por exemplo, foi realizada a imunização de 1.642 reeducandos contra os vírus da influenza e da covid-19.

Além disso, as equipes de saúde que atuam dentro do sistema prisional mantêm o monitoramento frequente para o rastreamento das doenças infectocontagiosas que tendem a acometer essa população.

Agenda

Para quarta-feira, 30, está prevista a realização de um mutirão de atendimento especializado de oftalmologia para os reeducandos na PAMC. A ação está prevista para acontecer a partir das 8h30.

Suyanne Sá

 

Veja também

Topo