A partir desta sexta-feira, 16, quem participou do último Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e obteve nota maior que zero na redação, desde que não seja na condição de treineiro ou treineira, pode se inscrever para concorrer a uma das quatro vagas oferecidas pelo CBVZO (Campus Boa Vista Zona Oeste) do IFRR (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima) por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), do MEC (Ministério da Educação).
Para se candidatar e poder participar da seleção, é preciso ter cadastro na plataforma digital do governo federal e fazer login (credencial de identificação/autorização) no site (https://acessounico.mec.gov.br/sisu), acessar a página de inscrição do Sisu e seguir os passos para atualização/confirmação de dados, e, posteriormente, efetuar a inscrição no curso de interesse. O portal permite se inscrever em até dois cursos.
As pessoas que se inscreverem serão selecionadas conforme as notas obtidas no exame. No momento em que o candidato ou candidata realiza a inscrição no Sisu, o sistema recupera, automaticamente, as notas do Enem válido para o processo seletivo. O resultado do processo está programado no sistema para ser divulgado no dia 28 de fevereiro.
Gestão Pública
O curso superior de Tecnologia em Gestão Pública do CBVZO prevê a promoção de conhecimentos e de habilidades administrativas, econômicas e sociais para a formação de profissionais com condições de realizar planejamento, implantação, supervisão e avaliação de projetos e programas de políticas públicas de desenvolvimento local e regional, além de capacidade para o desenvolvimento e a aplicação de inovações científico-tecnológicas nos processos de gestão pública, assim como metodologias inovadoras de gestão baseadas nos princípios da administração pública, da legislação vigente, das tecnologias gerenciais, dos aspectos ambientais e da ética profissional.
Sisu
O Sistema de Seleção Unificada reúne, em um sistema eletrônico gerido pelo MEC, as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, sendo a grande maioria delas ofertadas por instituições federais (universidades e institutos). O sistema executa a seleção dos estudantes com base na nota do Enem. Até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com a escolha dos candidatos inscritos, estes são selecionados por ordem de maior classificação, em cada uma das duas edições anuais do Sisu.