Sociedade: Tribos de Roraima – por Márcio Coelho

E-mail: [email protected]
Instagram: @marcioweissenstein

A coluna é dedicada a querida Lena Fagundes, que comemora mais um ano de vida neste dia 25, dia de Natal. – Foto: Acervo Pessoal

Proteção animal

• A campanha Dezembro Verde surge como um importante alerta nacional contra os maus-tratos e o abandono de animais, especialmente em um período marcado pelo aumento dessas ocorrências.
***
• A iniciativa busca conscientizar a população sobre a adoção responsável, o cuidado contínuo com os animais e lembrar que crimes contra a vida animal são passíveis de punição prevista em lei.
***
• O Programa do Bem-Estar Animal da ALERR já ultrapassou a marca de 10 mil castrações, consolidando-se como uma das principais políticas públicas do país nessa área. Com um castramóvel que já passou por Alto Alegre, Cantá e Amajari, o programa tem como meta alcançar todos os municípios de Roraima até 2026. Neste período do final do ano, o alerta do Bem-Estar Animal se intensifica para situações recorrentes, como a queima de fogos de artifício, que assusta os animais, provoca fugas das residências e, em muitos casos, impede que eles consigam retornar para casa.

Liberação

• Boa notícia para quem aderiu ao saque-aniversário do FGTS e foi demitido. O Governo liberou o saldo que estava retido para trabalhadores demitidos entre 2020 e 2025 e que optaram pelo Saque-Aniversário.
***
• A Medida Provisória 1.331, publicada na terça-feira, 23, prevê a liberação de R$ 7,8 bilhões do fundo, beneficiando aproximadamente 14,1 milhões de pessoas.
***
• A regra vale para quem foi desligado do emprego entre janeiro de 2020 e o dia 23 de dezembro de 2025. Os pagamentos serão feitos em duas etapas. A primeira parcela será paga até o dia 30 de dezembro, com valores de até R$ 1,8 mil, conforme o saldo disponível na conta do FGTS. A segunda parcela, com o valor restante, será paga até o dia 12 de fevereiro de 2026. Para mais informações e para consultar o valor disponível, acesse o app do FGTS ou o site oficial da Caixa

A jornalista Júlia Matos conquistou o terceiro lugar com a matéria sobre a terceira edição do projeto “Enfim, casados”, no 2º Prêmio de Jornalismo da DPE-RR, realizado na última sexta-feira, 19, na categoria Vídeo Profissional. – Foto: Jader Souza | SupCom/ALE-RR

POR FALAR NISSO…

# Nesta quinta-feira, 25, é Natal.

# Comemoram aniversario neste dia de Natal: Arlindo Fonteles de Lima, o artista Dones Saunuru e Natal Alexandre.

# Registramos que o Código de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado de Roraima foi aprovado na segunda-feira, 22, na ALERR. Instituída por meio do Projeto de Lei Complementarnº 09/2025, a nova norma revoga a legislação anterior (LC nº 07/1994) e traz inovações alinhadas à legislação federal e às demandas ambientais contemporâneas. A matéria é de autoria do deputado Éder Lourinho (PSD).

# O livro de memórias do agente federal Jorge Chastalo Filho, responsável por acompanhar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante os 580 dias em que esteve preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, será lançado em 2026 pela editora WMF Martins Fontes. A obra, ainda sem título definido, chega ao público sete anos depois de um dos episódios mais marcantes da história política recente do Brasil.

# A coluna deseja um Feliz Natal, que você e sua família celebrem momentos de amor, união e paz.

Ilustra a coluna, a DJ e militante do movimento LGBTQIAPN+ em Roraima, Hayub Thomé. – Foto: Acervo Pessoal

VIRALIZAR

• Em uma vitória histórica para a proteção animal, o parlamento holandês votou pela proibição da venda ao público e do uso de fogos de artifício em todo o país.
***
• A lei está prevista para entrar em vigor na véspera de Ano Novo de 2026.
***
• A decisão representa uma mudança significativa na proteção de animais e pessoas contra os perigos e traumas causados pelos fogos de artifício a cada ano.

FLOPAR

• Segundo o UOL, uma grave distorção no uso de recursos públicos veio à tona em Roraima.
***
• Apuração revela que beneficiários do programa Bolsa Família ocupam cargos comissionados na Assembleia Legislativa do Estado, mesmo exercendo funções remuneradas incompatíveis com os critérios do principal programa social do país.
***
• O cruzamento de dados entre o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico e a folha de pagamento da Assembleia aponta que pessoas cadastradas como famílias em situação de pobreza recebem simultaneamente salários pagos pelo Legislativo estadual.Para especialistas em fiscalização de políticas públicas, o caso expõe uma combinação preocupante de fragilidade nos controles, falta de transparência e possível conivência administrativa. Embora a nomeação para cargo comissionado não seja ilegal, receber benefício social nessas condições pode configurar crime contra a administração pública, dependendo da comprovação de má-fé.

Registro do deputado estadual Éder Lourinho, autor da matéria do Código de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado de Roraima. – Foto: Marley Lima

Veja também

Topo