Sociedade: Tribos de Roraima – por Márcio Coelho

E-mail: [email protected]
Instagram: @marcioweissenstein

Comemora aniversário nesta segunda-feira, 3, Núbia Abrantes Gomes. Na foto, com a senhora Ilma de Araújo Xaud, imortal da Academia Roraimense de Letras. – Foto: Acervo Pessoal

Vagas

• O Campus Novo Paraíso do IFRR lançou na última quarta-feira, 29, o Edital 25/2025, que regulamenta o processo seletivo para ingresso nos cursos técnicos integrados ao ensino médio, com início no primeiro semestre de 2026.
***
• Ao todo, são 156 vagas, sendo 78 destinadas à ampla concorrência e 78 às ações afirmativas. As oportunidades estão distribuídas entre os cursos Agroindústria (60 vagas), Agropecuária (69) e Aquicultura (27).
***
• As inscrições são gratuitas e estarão abertas de 3 de novembro a 14 de dezembro, devendo ser realizadas exclusivamente pelo Sistema de Gerenciamento de Concursos. Cada candidato poderá escolher até três opções de curso, sendo uma principal e duas alternativas. A página específica do certame está disponível no link.O Campus Novo Paraíso está localizado na BR-174, Km 257, Vila Novo Paraíso, em Caracaraí. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail da comissão organizadora ([email protected]) ou pelo contato da gestão da unidade ([email protected]).

Reconhecimento

• A roraimense Ana Siqueira Calleri foi a grande vencedora nacional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2025 na categoria Produtora Rural. A cerimônia de premiação aconteceu na tarde da última quinta-feira, 30, em Florianópolis, e reuniu empreendedoras de todo o país reconhecidas por transformar suas realidades e comunidades por meio do empreendedorismo.
***
• Representando o estado de Roraima, a empreendedora é a criadora da marca Imeru Café, um produto 100% arábica, orgânico e cultivado em sistema agroflorestal na comunidade indígena Kauwe, localizada na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Pacaraima. O café é resultado da agricultura familiar e de uma gestão empreendedora que une sustentabilidade, ancestralidade e inovação.

Reconhecimento II

• O Imeru Café é o primeiro café arábica indígena de Roraima, e possivelmente do Brasil.
***
• Produzido de forma artesanal, o produto oferece rastreabilidade completa da cadeia produtiva, respeitando o meio ambiente e valorizando a cultura local.
***
• Além da venda direta pelas redes sociais, o café é comercializado em cafeterias, lojas de artigos indígenas e curadorias fora do estado. Agora, o foco é a exportação, com planos de levar o café indígena de Roraima a consumidores na América do Sul e Europa, em parceria com o Peiex (Programa de Qualificação para Exportação).

Descaso

• Uma mulher australiana de 80 anos foi encontrada morta, no dia 26 de outubro, na ilha paradisíaca Lizard, localizada na Grande Barreira de Corais da Austrália, após ter sido deixada para trás pelo navio de cruzeiro em que viajava, o Coral Adventurer.
***
• De acordo com autoridades locais, a idosa desembarcou do navio no sábado, 25/10, para uma caminhada na ilha, localizada a cerca de 250 km ao norte de Cairns, no estado de Queensland. Ela participava de uma excursão com outros passageiros, mas teria se separado do grupo para descansar e não retornou ao navio.
***
• O Coral Adventurer deixou o local próximo ao pôr do sol e só retornou horas depois, quando a tripulação percebeu que a passageira não havia voltado. Uma operação de busca foi iniciada, envolvendo helicópteros e equipes em terra. O corpo foi encontrado na manhã de domingo. A polícia informou que a morte foi “súbita e não suspeita”.

Registro da empreendedora de Pacaraima, a roraimense Ana Siqueira Calleri (leia-se Imeru Café), vencedora nacional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2025 na categoria Produtora Rural. A cerimônia de premiação aconteceu na tarde da última quinta-feira, 30/10, em Florianópolis (SC). – Foto: Ascom | Sebrae-RR

POR FALAR NISSO…

# Nesta segunda-feira, 3, é Dia Internacional das Reservas da Biosfera, Dia do Cabeleireiro e Instituição do Direito e Voto da Mulher (1930).

# Comemoram aniversário nesta segunda-feira, 3/11, Eduardo Jorge Aucar Seffair, a Drª Roselis de Sousa, procuradora de justiça e a doutora Dalva Mota, a quem dedicamos a coluna.

# A cantora espanhola Judelinese apresentou pela primeira vez no Brasil no fim de semana no Índigo, festival da produtora 30e que teve ainda as bandas Weezer, Bloc Party, Mogwai e Otoboke Beaver.

# Ativistas pelos direitos dos animais realizaram no fim de semana uma ação de conscientização em Teresina para exigir justiça no caso da vaca Caramela, brutalmente esquartejada ainda viva após um acidente de trânsito ocorrido no dia 19 de outubro. O episódio, que gerou comoção nacional, reacendeu o debate sobre o tratamento dispensado aos animais no Brasil.

# Ao que tudo indica, depois daquela operação contra o Comando Vermelho no Rio de Janeiro, a fiscalização voltou a Pacaraima. Desde semana passada, o Exército Brasileiro e a Polícia Rodoviária Federal realizaram blitzes e verificação de documentação pessoais e veiculares. A população local agradece!

# A Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia nesta segunda-feira, 3, a campanha de vacinação contra a Influenza, voltada aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. A ação segue até 28 de fevereiro de 2026 em todas as Unidades Básicas de Saúde, com o Dia D de mobilização previsto para 6 de dezembro.

# Na terça-feira, 4, a Unidade de Gestão Estratégica e Inteligência do Sebrae-RR promove a segunda edição do Seminário de Dados e IA, que visa a capacitação empresarial sobre análise de dados e inteligência artificial com foco em negócios. Outras informações: 95 99164-9907.

# Começa nesta terça-feira, 4, a Exposição Feira Agropecuária de Roraima – Expoferr Show 2025, no Parque Dandãezinho. O evento contará com uma extensa programação e encerra no sábado, 8.

# A notícia de que o ministro André Mendonça pediu vista e suspendeu, em agosto, o julgamento no TSE que pode cassar o governador de Roraima, Antonio Denarium, e que o instituto fundado pelo ministro recebeu R$ 273 mil do governo do estado, em um contrato sem licitação, foi publicada primeiramente na mídia roraimense e depois pelo jornal O Globo e confirmado pelo UOL. E não como está sendo alardeado na “grande mídia”. Basta conferir as datas de publicação.

Comemorou idade nova no domingo, 2, o amigo gaúcho Fabrício Orihuela. – Foto: Acervo pessoal

VIRALIZAR

• A maior casa do mundo é um lugar que desafia a imaginação de qualquer um. O Palácio Lakshmi Vilas, na Índia, tem o título de maior casa do mundo segundo a revista Architectural Digest. Título esse conquistado por 2,8 milhões de metros quadrados de terreno.
***
• Para se ter uma ideia da grandiosidade da casa, ela é 36 vezes maior que o famoso Palácio de Buckingham, em Londres. Por esse motivo não seria difícil se perder lá dentro. No entanto, se engana quem pensa que é um local vazio.
***
• Apesar de ter muito espaço sobrando, o Palácio Lakshmi Vilas pertence à familia real Gaekwad, que governou a região de Vadodara até a Índia se tornar um país independente. Mesmo assim, a casa ainda é muito grande para os quatro moradores do local. Vivem neste espaço colossal: o marajá Samarjitsinh Gaekwad, sua esposa Radhikaraje e as duas filhas do casal. A maior casa do mundo também abre algumas áreas para eventos públicos, incluindo festivais de dança e exposições.

FLOPAR

• Rolar a tela tornou-se parte da nossa rotina à medida que as redes sociais se tornaram mais presentes no nosso dia a dia.
***
• Tornou-se tão automático que até inventamos um segundo termo para quando passamos horas absortos a percorrer publicações: “doomscrolling”.
***
• A própria expressão já indica o problema: o termo “condenação” geralmente se refere à fada madrinha, a um destino fatal. Vagar sem rumo entre publicações muitas vezes gera uma sensação de desconforto causada pelo tempo perdido, pela condenação.

O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Soldado Sampaio, criador do movimento Todos por Roraima e a sua esposa Franci Araújo, que organizou um encontro voltado para mulheres, reunindo cerca de 50 participantes, entre empresárias, empreendedoras, médicas, advogadas, presidentes de associações e lideranças comunitárias. – Foto: Divulgação

Veja também

Topo