Sociedade: Tribos de Roraima – por Márcio Coelho

E-mail: [email protected]
Instagram: @marcioweissenstein

Ana Regina Coelho, ladeada por seus filhos Thiago Duailibi (E) e Marquinhos Duailibi (D), ilustrando a coluna.- Foto: Acervo Pessoal

Sofrimento

• As festas de fim de ano costumam simbolizar alegria, esperança e novos começos.
***
• No entanto, enquanto muitas pessoas celebram, milhares de pets enfrentam momentos de medo intenso por causa do barulho dos fogos de artifício.
***
• Uma pesquisa realizada pela Petlove, mostra que esse problema vai muito além de um simples susto e pode gerar consequências sérias para a saúde física e emocional dos animais.

Sofrimento II

• De acordo com o levantamento, 84% dos pets demonstram medo dos rojões e estampidos comuns nas celebrações.
***
• Além disso, 66% dos tutores afirmam que seus animais já fugiram ou conhecem algum que escapou em situações de barulho intenso.
***
• Ou seja, a poluição sonora causada pelos fogos de artifício representa um risco real, especialmente em datas comemorativas.

Sofrimento III

• Sob a perspectiva dos médicos-veterinários, o cenário também preocupa. Segundo os profissionais entrevistados, 54% relatam atender com frequência animais com problemas de saúde ou comportamento diretamente ligados aos fogos.
***
• Outros 24% afirmam lidar com esse tipo de situação algumas vezes ao longo do ano.
***
• Portanto, o impacto não se limita a momentos isolados, mas se repete de forma constante.Os dados revelam que o medo extremo desencadeia diversas reações. Entre os pets atendidos por veterinários, 91% apresentaram ansiedade intensa, enquanto 72% tiveram taquicardia e sinais claros de estresse fisiológico. Além disso, 65% fugiram, se perderam ou sofreram atropelamentos durante episódios de pânico.

Sofrimento IV

• Outros comportamentos também chamam atenção. Cerca de 48% demonstraram atitudes destrutivas, como quebrar objetos ou se machucar.
***
• Já 44% sofreram traumas físicos, como fraturas e contusões, provocados pela agitação.
***
• Do mesmo modo, 40% apresentaram sintomas gastrointestinais, como vômito e diarreia, associados ao estresse.Ainda mais preocupante, 64% dos veterinários afirmam que já observaram casos em que o medo evoluiu para um transtorno de comportamento crônico, permanecendo mesmo após o fim dos fogos.

Sofrimento V

• Diante desse cenário, o médico-veterinário Pedro Risolia, da Petlove, recomenda medidas simples, mas eficazes.
***
• Ele orienta que os tutores ofereçam ambientes seguros, com portas e janelas fechadas, além de itens familiares como brinquedos e petiscos.
***
• Além disso, colocar música em volume moderado pode ajudar a abafar o som dos fogos.A pesquisa também investigou a opinião da sociedade. Entre os entrevistados, 39% defendem a proibição da soltura de fogos barulhentos, enquanto 58,3% acreditam que apenas os silenciosos deveriam ser permitidos. Além disso, 75% dos tutores afirmam que já evitaram levar seus pets a locais com queima de fogos por causa do barulho.

Também em pose família, Ariâmara Garcia com seu filho, Arthur Murilo. – Foto: Acervo Pessoal

POR FALAR NISSO…

# Nesta terça-feira, 30, é Dia da Criação do Vale do Aço (1998).

#Comemoram aniversário nesta terça-feira, 30: o conselheiro do TCE/RR Bismarck Dias de Azevedo, a defensora pública Drª. Christianne Gonzalez Leite, o senhor Nélio Ferreira Silva e o juiz Eduardo Alvares de Carvalho.

# Diz que aquela multa é troco e é apenas a ponta de um enorme icerberg de corrupção desenfreada ao longo de 8 anos. Em breve, os próximos capítulos dessa novela brasileira.

# A DJ e produtora musical Bruna Strait, em parceria com o DJ e produtor Marvitto, foram os grandes vencedores do Madonna Global Remix Challenge.

# A própria Madonna ouviu pessoalmente os remixes finalistas para escolher a faixa vencedora, conforme anunciado em atualização oficial no site da Beatport. O remix assinado por Bruna Strait & Marvitto conquistou a artista e sua equipe, vencendo entre 1.968 de produções inscritas ao redor do mundo.

Em pose exclusiva para a coluna, o querido casal formado por Laianne Reis & Norton Luiz. – Foto: Acervo Pessoal

VIRALIZAR

• Neste fim de ano, o movimento nos aeroportos brasileiros tem dado sinais de alta. E tem notícia boa pra quem vai aproveitar as férias ou visitar a família de avião. É que o preço das passagens caiu e o número de voos aumentou.
***
• Dados divulgados pela ANAC e pelo Ministério de Portos e Aeroportos mostram que as tarifas dos voos domésticos ficaram, em média, 11% mais baratas entre janeiro e outubro deste ano, em comparação com 2022. Já descontada a inflação, o valor médio da passagem passou de mais de 720 reais em 2022 para 642 reais agora, em 2025.
***
• O cenário é resultado de políticas públicas de incentivo à concorrência, reduzindo os custos operacionais das companhias aéreas. O reflexo revela que mais gente está viajando. Só neste ano, mais de 83 milhões de passageiros cruzaram os céus do Brasil, um salto de 24% em relação a três anos atrás.

FLOPAR

• O Tribunal de Contas de Roraima – TCE-RR julgou irregularidades graves na gestão de recursos do município de Pacaraima durante sessão ordinária realizada no dia 17 de dezembro, a última de 2025.
***
• Sob a relatoria da conselheira Cilene Lago Salomão, duas decisões resultaram em condenações para devolução de valores, multas e inabilitação de gestores para funções públicas.
***
• As contas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica – Fundeb de 2021 foram reprovadas. Os responsáveis são o ex-prefeito Juliano Torquato dos Santos e a ex-secretária de Finanças, Maíria Peixoto Pereira. O Tribunal identificou falhas graves, como o pagamento de despesas sem comprovação por documentos, ausência de licitações e descumprimento de índices legais na valorização dos professores.Os gestores foram condenados a devolver, de forma solidária, o valor de R$ 4.235.060,01, devidamente atualizado. Além disso, cada um recebeu multa de 20% sobre o valor do dano (cerca de R$ 847 mil) e ambos foram inabilitados por cinco anos para ocupar cargos públicos.

Marcando presença no Espaço Ecológico Sombra da Mata, em Pacaraima, Renecy Santos & Arne Arpe. – Foto: Acervo Pessoal

Veja também

Topo