Sociedade: Tribos de Roraima – por Márcio Coelho

E-mail: marcioweissenstein@hotmail.com
Instagram: @marcioweissenstein

Ilustrando a coluna, a beleza do roraimense Arthur Kauan Souza e Silva, que é forte candidato ao título de Mister Estudantil Ana Libória 2024. – Foto: Jader Souza

Homofobia

• O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) atendeu ao pedido do Ministério Público Federal (MPF) a denúncia contra Cássia Kise vai processar criminalmente a atriz por homofobia.
***
• A atriz responderá pelas falas preconceituosas que teve durante entrevista a Leda Nagle, em 2022.
***
• Cássia pode pagar até R$ 1 milhão, caso seja condenada.

Reunião pública

• O presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio, reuniu-se na última sexta-feira, 25, com representantes de entidades pesqueiras para debater o Projeto de Lei nº 167/2024.
***
• A proposta do Executivo visa estender para 10 anos a proibição das pescas comercial e amadora do tucunaré nos rios Água Boa do Univini, Itapará, Xeruini e Jufari.A iniciativa, apresentada através da Mensagem Governamental nº 27/2024, propõe alterações na Lei nº 1.540/2021 em resposta aos impactos da forte estiagem causada pelo El Niño entre junho de 2023 e abril de 2024, que afetou severamente os estoques pesqueiros na região do Baixo Rio Branco.
***
• A legislação atual mantém permitidas duas modalidades: a pesca esportiva no sistema “pesque e solte” e a pesca de subsistência para moradores ribeirinhos, limitada a sete exemplares por embarcação, sob fiscalização da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh).

Reunião pública II

• Durante o encontro, Rafael Pereira, presidente da Federação de Pescadores, mostrou preocupação com o prolongamento da proibição e apresentou demandas do setor.
***
• Pereira também destacou a necessidade de melhor monitoramento das licenças emitidas pela Femarh para empresas de turismo de pesca, atividade que movimenta significativamente a economia local com visitantes nacionais e internacionais.
***
• O debate terá continuidade com a visita do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, a Roraima no dia 5 de novembro, seguida de audiência pública agendada para 7 de novembro no Plenário Noêmia Bastos Amazonas. O encontro reunirá empresários, especialistas, comunidades ribeirinhas, representantes indígenas e do setor turístico da pesca.

Chip da beleza

• A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou recentemente uma Resolução que determina a suspensão imediata da manipulação, comercialização, propaganda e uso de implantes hormonais manipulados, conhecidos popularmente como “chips da beleza”.
***
• A medida, de caráter preventivo, foi tomada após denúncias apresentadas por entidades médicas, entre elas a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).
***
• Segundo a Anvisa, esses implantes hormonais, que costumam misturar diversos hormônios, têm sido amplamente utilizados como forma de melhorar a estética e promover benefícios como perda de peso e ganho de massa muscular. No entanto, o órgão alerta que muitas dessas substâncias, quando aplicadas na forma de implante, não possuem avaliação de segurança e eficácia comprovada, gerando riscos consideráveis à saúde.

Reconhecimento

• O Parlamento Europeu concedeu na última quinta-feira, 24, o Prêmio Sakharov para a Liberdade de Pensamento aos líderes da oposição venezuelana María Corina Machado e Edmundo González.
***
• A Venezuela realizou uma eleição presidencial em julho, com a oposição publicando as contagens de votos que, segundo ela, mostram uma vitória retumbante de González. Mas o Conselho Nacional Eleitoral declarou o atual presidente, Nicolás Maduro, como vencedor, e González — que é procurado pelas autoridades venezuelanas — exilou-se na Espanha.
***
• O Prêmio Sakharov foi lançado em 1988 e é concedido a indivíduos e organizações que defendem os direitos humanos e a democracia.

Crise

• A cidade de Wolfsburg, no norte da Alemanha, conhecida por sua próspera indústria automobilística, enfrenta uma crise sem precedentes. A iminente crise na Volkswagen tem gerado incertezas em todos os cantos da cidade, onde quase todo mundo depende direta ou indiretamente da maior montadora da Europa.
***
• Se os cortes anunciados se concretizarem, o medo é que Wolfsburg, antes símbolo de progresso, se torne um “museu industrial”.
***
• Pela primeira vez em sua história, a empresa enfrenta uma crise tão grave que pode resultar no fechamento de fábricas na própria Alemanha e na demissão de até 120 mil funcionários.

Insegurança

• Já passou da hora para que as autoridades locais, principalmente da Segurança, tomem as providências devidas em relação a atuação de facções nacionais e estrangeiras em Roraima.
***
• Já ocorreram tiroteios na rodoviária, na Feira do Produtor e em bairros da periferia de Boa Vista. Foram encontrados corpos em terrenos baldios. O bairro Treze de Setembro foi completamente tomado pela marginalidade, inclusive várias famílias estão vendendo as suas casas, por questão da insegurança.
***
• Noutro dia um radialista comentou que já sofreu diversas vezes abordagem da polícia militar e que os lugares em que deveriam atuar não se vê a presença de nenhum policial.

Insegurança II

• Afora o descaso na segurança das fronteiras com a Venezuela e a Guiana.
***
• No local denominado “Balança”, em Pacaraima, a população denuncia que não se vê ninguém do efetivo da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Federal (PF). Ou seja, a fronteira está completamente jogada as traças. Por lá, certamente deve passar de tudo um pouco ou muito.
***
• Ao que tudo indica, parece que o Brasil foi tomado pelo narcotráfico. Uma lástima.

Registro da bela roraimense Sara Hanna, candidata a Rainha da 43ª Expoferr Show. – Foto: Acervo Pessoal

POR FALAR NISSO…

# Nesta terça-feira, 29, é Dia do Cerimonialista, Dia Nacional do Livro e Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral.

# Nesta terça-feira, 29, estão aniversariando: Alessandra Cristine de Souza Cruz Rios e o juiz Ângelo Augusto Graça Mendes.

# O único manuscrito da obra O Pequeno Príncipe, de Saint-Exupéry foi colocado à venda por R$ 7 milhões na última quinta-feira, 24, em Abu Dhabi. Acompanhado do passaporte, emitido pelo Ministério da Cultura francês.

# A Escola Estadual Ana Libória realizará no seu pátio, a escolha da Miss &Mister Estudantil Ana Libória 2024, na quarta-feira, 30, às 20h.

# O IFRR por meio do Campus Boa Vista – CBV realiza a palestra com o tema “Sinais, Sintomas e Prevenção”, alusiva ao Outubro Rosa, que será ministrada pela Dra. Magnólia de Souza Monteiro Rocha, terça-feira, 29, às 19 horas, no auditório do CBV. Os interessados em participar da ação, podem se inscrever até dia do evento por meio deste link

# O Sebrae Roraima realiza nesta terça-feira, 29, às 19h, a cerimônia do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024, iniciativa que reconhece o impacto e a dedicação de mulheres empreendedoras em três categorias: Microempreendedora Individual, Pequenos Negócios e Negócios Internacionais.

O pesquisador Reinaldo Imbrozio foi agraciado com o título Doutor Honoris Causa pela Universidade Estadual de Roraima (Uerr), na tarde da última sexta-feira, 25. – Foto: Acervo Pessoal

VIRALIZAR

• Foram publicadas no dia 22 de outubro de 2024, no Diário Oficial da União, duas resoluções do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), que ampliam as diretrizes do atendimento intercultural de crianças e adolescentes indígenas, quilombolas e tradicionais.
***
• A Resolução n. 253/2024 estabelece os parâmetros para aplicação da consulta livre, prévia e informada pelo Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente; E a Resolução n. 254/2024 estabelece os parâmetros para o reconhecimento das práticas de atendimento de povos indígenas, quilombolas e tradicionais às crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência e a coordenação com as medidas institucionais do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA).
***
• Duas resoluções que promovem avanços nas garantias de participação e cuidado/proteção de povos indígenas, quilombolas e tradicionais para com suas crianças e adolescentes, e as políticas públicas relacionadas.

FLOPAR

• Um aeroporto da Nova Zelândia impôs um limite de três minutos aos abraços de despedida, o que provocou um debate o tempo sobre quanto tempo o momento de adeus deve durar.
***
• A limitação de tempo aos abraços começou em setembro e a direção do aeroporto internacional da cidade de Dunedin, sul do país, afirmaram que ficaram surpresos com a repercussão da nova regra imposta para a área de desembarque de carros.
***
• As pessoas que desejam abraços mais prolongados podem utilizar o estacionamento, onde os primeiros 15 minutos são gratuitos. A restrição aos abraços provocou divisão nas redes sociais.

A proprietária da recém inaugurada @Millys_Closet, Vitória Hoffmann (D), dividindo pose com Luzia Rodrigues (E). – Foto: Acervo Pessoal

Veja também

Topo