Sociedade: Tribos de Roraima – por Márcio Coelho

E-mail: [email protected]
Instagram: @marcioweissenstein

O jovem roraimense Júlio Vitor Barros Oliveira logrou êxito em primeiro lugar no vestibular indígena 2025, da UFFR, para o concorrido curso de Medicina. – Foto: Acervo Pessoal

Consciência Negra

• O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan realiza, pelo segundo ano consecutivo, em novembro, o ciclo de eventos “Mês da Consciência Negra”, sob a coordenação do Comitê Permanente para a Preservação do Patrimônio Cultural de Matriz Africana.
***
• Celebrado em 20 de novembro, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra inspira a agenda do Iphan no Amazonas, Amapá, Roraima e Tocantins, destacando a preservação do patrimônio de matriz africana.
***
• Com o tema “Patrimônio e Reparação”, Superintendências e Escritórios Técnicos do Iphan na região Norte promovem ações que convidam a sociedade a refletir sobre o papel das políticas de patrimônio cultural na promoção da igualdade racial e no reconhecimento da herança afro-brasileira como elemento central da cultura nacional. A programação completa do Mês da Consciência Negra do Iphan está neste link.

Projeto de ditador

• O documentário “O DNA de Hitler: O Projeto de um Ditador, lançado em 2023, revelou que Adolf Hitler” era portador da Síndrome de Kallmann, uma condição genética rara que interfere na produção de hormônios sexuais e causa anomalias físicas e comportamentais.
***
• A descoberta foi possível graças a uma amostra de sangue retirada do sofá onde Hitler cometeu suicídio em seu bunker em 1945, preservada como “souvenir” por um oficial norte-americano.
***
• O material foi submetido à análise da professora Turi King, uma renomada geneticista forense da Universidade de Bath, na Inglaterra, que conseguiu sequenciar o genoma completo do ditador. O material revelou não apenas a presença da Síndrome de Kallmann, mas também uma predisposição genética a transtornos psiquiátricos, como TDAH, autismo, transtorno bipolar e esquizofrenia. Condições que, segundo os pesquisadores, podem ter contribuído para o comportamento paranoico e antissocial do ditador.

O grande vencedor do XIX Festival da Damurida 2025, Roberto Dórico, realizada no fim de semana, na comunidade indígena Malacacheta. – Foto: Acervo Pessoal

POR FALAR NISSO…

# Nesta segunda-feira, 17, é Dia da Criatividade e Dia Internacional do Estudante.

# Nesta segunda-feira, 17, comemoram aniversário: o promotor Dr. Luís Carlos Leitão Lima, o economista e ex-governador de Roraima Dr. Getúlio Alberto de Souza Cruz, o procurador de justiça Dr. Edson Damas da Silveira, Robert Renis, Raoni Messias e Simone Ferreira Rodrigues, a quem dedicamos a coluna.

# O IFRR está promovendo o evento Vivências, Vozes e Visões: Desenvolvendo Habilidades e Possibilidades de Autorregulação, que ocorre de 18 de outubro a 24 de novembro de 2025, com programação presencial no Campus Boa Vista e pelo Meet. As inscrições estão abertas no Suap até 24 de novembro, neste link. A carga horária total é de 20 horas.

# Meu povo o que falta para a obra de recuperação da BR-174, sentido Pacaraima ser finalizada? Até quando o povo vai ter que passar por perrengues e prejuízos decorrentes do péssimo estado da rodovia? Até quando e olha que a liberação de recursos foi propagandeada e muito. Mas ao que tudo indica, a esmo!

# Eis que surge a Odete Roitman do lavrado. Com toda aquela maldade, mas sem a classe da personagem. Pano rápido.

# A UFRR será palco do lançamento do filme “Iê é de Roraima, Camará”. O evento ocorre nesta terça-feira, 18, no horário das 19h, no Malocão Cultural, localizado no campus Paricarana. A obra registra e celebra a história da capoeira em Roraima por meio do relato dos mestres pioneiros que ajudaram a construir essa manifestação cultural no estado. O evento é voltado para capoeiras, professores, discentes, pesquisadores, artistas, agentes da cultura, gestores de instituições de ensino e pesquisa e interessados no geral pela temática.

# Registramos que o roraimense Júlio Vitor Barros Oliveira logrou êxito em primeiro lugar no vestibular indígena 2025, da UFFR, para o concorrido curso de Medicina. Para a felicidades e orgulho de seus pais, Joaquim Oliveira &Raquel Barros Oliveira, e demais familiares e amigos.

# O episódio especial do podcast da TV Assembleia, que vai ao ar nesta segunda-feira, 17, às 15h30, traz um bate-papo sobre a saúde do homem, com foco na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. A conversa integra a campanha “Novembro Azul”, abordando de forma ampla a saúde masculina, sem tabus, e incentivando o autocuidado diário. Entre os convidados está Rildo Dias da Silva, professor universitário, que compartilha sua experiência de superação após diagnóstico precoce de câncer colorretal. O episódio também contará com a participação do urologista Mário Maciel Jr. e do psicólogo Wagner Costa, abordando prevenção, bem-estar e saúde mental masculina.

# O XIX Festival da Damurida 2025 foi sucesso em gênero, número e grau. Na noite de sábado, 15, a festa se estendeu até os primeiros raios de Sol do domingo.

O aniversariante de domingo, 16, o artista visual Marcelo Santa Isabel, ladeado por Erick Vieira e Roberto Basílio, em recente evento em Pacaraima. – Foto: Acervo Pessoal

VIRALIZAR

• Membros da indústria musical alemã obtiveram a sua primeira vitória judicial contra a OpenAI, com um tribunal a considerar que a gigante norte-americana da Inteligência Artificial (IA) infringiu os direitos de autor das letras das canções.
***
• Os “modelos linguísticos” utilizados pela OpenAI, bem como “a reprodução dos textos das canções nos resultados do chatbot”, constituem “uma violação dos direitos de exploração protegidos pelos direitos de autor”, indicou o tribunal de Munique em comunicado de imprensa no dia 11 de novembro.
***
• A sociedade alemã de gestão coletiva de direitos de autor musicais (Gema), que conta com cerca de 100 mil compositores e editores musicais entre os seus membros, representa neste caso os artistas por detrás de nove canções alemãs. A empresa interpôs uma ação judicial em novembro de 2024 acusando a OpenAI, criadora do ChatGPT, de ter utilizado letras de canções para treinar os seus sistemas de IA, sem licença e sem pagar nada aos autores. O caso de Munique é o primeiro do gênero na Europa, segundo a Gema.

FLOPAR

O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens no Brasil.
***
• Cerca de 75% dos casos ocorrem em idosos com mais de 65 anos, embora a incidência entre mais jovens esteja aumentando. De acordo com o Ministério da Saúde, o número estimado de novos casos para o triênio 2023-2025 deve alcançar 215 mil, o que equivale a aproximadamente 72 mil (71,3 mil) diagnósticos por ano.
***
• Roraima concentra 28 dos 1042 óbitos por câncer de próstata registrados na região Norte em 2024. A doença é a segunda principal causa de morte entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pulmão.

Ainda recebendo mimos e paparicos pela comemoração de mais um ano de vida no último sábado, 15, a querida Claudete Cruz Ambrósio. – Foto: Acervo Pessoal

Veja também

Topo