Sociedade: Tribos de Roraima – por Márcio Coelho

E-mail: marcioweissenstein@hotmail.com
Instagram: @marcioweissenstein

A historiadora Laura de Mello e Souza ganhou o Prêmio Internacional de História, concedido pelo Comitê Internacional de Ciências Históricas. – Foto: Eduardo Cesar

Mestrado

• A UERR abriu inscrições para a nova turma do Mestrado Profissional em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania.
***
• A previsão é que as aulas tenham início em fevereiro de 2025. Os interessados devem acessar a página do curso e seguir as orientações para inscrição.
***
• O prazo está aberto e vai até 19 de novembro.

Inovação

• Uma equipe de mais de 10 veterinários realizou um procedimento inédito no mundo para curar a perna quebrada de um rinoceronte de mais de 800 kg.
***
• Depois que a filhote Amara começou a mancar, a equipe do Hospital Equino Leahurts da Universidade de Liverpool, na Inglaterra, junto com membros do Knowsley Safari, ficou preocupada. Depois de exames, os resultados confirmaram: Amara estava com a ulna fraturada.
***
• Como não havia registro e documentação no mundo sobre rinoceronte com esse tipo de lesão na perna, o grupo usou a experiência no tratamento de cavalos e a aplicou no animal. O procedimento total durou cinco horas e envolveu cirurgiões, especialistas e tratadores de animais.

Massacre

• Um casal de idosos, em Novo Hamburgo, região metropolitana de Porto Alegre, pediu ajuda da polícia: o filho deles, Edson Fernando Crippa, de 45 anos, mantinha os dois reféns.
***
• Edson Crippa começou a atirar. Foram cerca de 300 disparos de pistolas calibre 9mm e .380. Crippa atirou em todo mundo ao redor: pais, irmão, cunhada, policiais. O pai e o irmão morreram ali mesmo. A mãe e a cunhada ficaram feridas.
***
• Crippa também atingiu nove pessoas – sete deles, policiais. Crippa respondia a todas as tentativas de negociação da polícia com tiros. Atirando, também derrubou dois drones que tentaram se aproximar. Depois de horas de confronto, acabou morto pela polícia. Dentro de sua casa, ainda havia 300 munições intactas.

Massacre II

• Edson Crippa era um CAC: tinha, desde 2020, registro como Caçador, Atirador e Colecionador. Em casa, tinha quatro armas em seu nome, todas absolutamente legais.
***
• Para conseguir o porte de arma, a legislação brasileira exige que o cidadão passe por uma avaliação psicológica, com laudo de aptidão mental. Edson Crippa tinha histórico de esquizofrenia – ele chegou a ser internado quatro vezes –, mas isso não o impediu de ter o registro de CAC. Também havia contra ele um boletim de ocorrência por ameaça, o que deveria ser outro impedimento. O MPF está investigando por que o homem conseguiu a licença mesmo com esse histórico.
***
• O massacre de Novo Hamburgo foi causado pela flexibilização nas regras para porte de armas, que não foi acompanhada de fiscalização. O Exército demonstra que não fiscaliza adequadamente o setor. O massacre também evidencia que não há controle sobre quem são efetivamente as pessoas que têm registros de CACs.

Inédito

• Com influente produção acadêmica a respeito sobretudo do Brasil Colônia, a historiadora paulista Laura de Mello e Souza ganhou o Prêmio Internacional de História, concedido pelo Comitê Internacional de Ciências Históricas (Cish).
***
• É a primeira mulher e a primeira sul-americana a receber a premiação, que leva em conta a qualidade da obra, a contribuição para o progresso da pesquisa histórica e a atuação no ensino e na formação de quadros.
***
• De 2014 a 2022, Mello e Souza foi professora da cátedra de História do Brasil na Universidade Sorbonne, em Paris.

Inédito II

• Porém sua trajetória se desenvolveu fundamentalmente na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, onde se formou e lecionou de 1983 a 2014.
***
• É autora de títulos como Desclassificados do ouro: A pobreza mineira no século XVIII (Editora Graal, 1983), O diabo e a terra de Santa Cruz (Companhia das Letras, 1986), O sol e a sombra (Companhia das Letras, 2006) e O jardim das hespérides – Minas e as visões do mundo natural no século XVIII (Companhia das Letras, 2023).
***
• Parte de seus livros saiu em francês, inglês e espanhol. Instituído em 2015 e na quarta edição, o prêmio deve ser entregue em outubro, no Japão.

Desigualdades

• A presença de mulheres nos cargos de secretariado nos governos estaduais e nas capitais da região Norte reflete as desigualdades de gênero e raça observadas em todo o Brasil.
***
• De acordo com o primeiro Censo das Secretárias — mapeamento com o primeiro escalão dos governos subnacionais (estados e capitais) 2024, conduzido pelos Institutos Aleias, Alziras, Foz e Travessia Políticas Públicas, com o apoio da Fundação Lemann e Open Society Foundations, apenas 27% dos cargos na região são ocupados por mulheres, totalizando 84 secretárias.
***
• Em todo o país, a média é de 28%.Embora alguns avanços tenham sido registrados, somente uma capital, Natal, e três estados — Alagoas, Ceará e Pernambuco — atingiram a paridade de gênero no período analisado.

Desigualdades II

• Em contrapartida, 20 estados e 16 capitais ainda não alcançaram 30% de participação feminina em seus secretariados.
***
• No Norte, Acre possui 27% de secretárias, Amapá 41%, Amazonas 26%, Pará 25%, Rondônia 14%, Roraima 21% e Tocantins 13%. Nas capitais, Rio Branco registra 21%, Macapá 35%, Manaus 11%, Belém 39%, Porto Velho 28%, Boa Vista 42% e Palmas 30%.
***
• O Censo mapeou 698 órgãos estaduais e 536 municipais nas capitais e considerou as secretárias que ocuparam os cargos entre novembro de 2023 e março de 2024. Pela primeira vez, o questionário incluiu a autodeclaração racial, o que permitiu um levantamento inédito do perfil racial. Os dados mostram que 57,4% das respondentes se identificam como brancas, 37,8% como pretas ou pardas, 3% como indígenas e 2% como amarelas. Outro dado levantado é a sub-representação de mulheres com deficiência: 1,3% (três secretárias) se declaram como pessoas com deficiência.

Em recente viagem a Itália, o bispo de São Gabriel da Cachoeira, Raimundo Vanthuy Neto e Rozinete Araújo de Morais Guerra. – Foto: Acervo Pessoal

POR FALAR NISSO…

# Nesta quarta-feira, 30, é Dia do Balconista, Dia do Comerciário e Dia do Fisiculturista.

# Estão aniversariando nesta quarta-feira, 30: Linoberg Barbosa de Almeida, a delegada Drª Eliane Gonçalves e Joelson Silva da Costa.

# Em comemoração aos 37 anos do Sesi Roraima, no dia 03 de novembro de 2024 (domingo), será realizada a 1ª edição da Corrida de Rua do SESI 2024. Com a Corridinha Kids: Concentração às 7h30 – Largada 8h e Corrida 5Km adulto: Concentração 16h30 – Largada 17h.

# Os kits serão entregues nos dias 29 e 30 de outubro (terça-feira e quarta-feira, respetivamente), das 9h às 19h, no prédio do SESI da Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes.

# Na sexta-feira, 1º/11, será realizada a Copa Boto de Handebol (masculino/feminino), no Romerão, em Boa Vista. A competição servirá como classificatória para o intercâmbio Roraima versus Amazonas, em fevereiro de 2025. Mais informações pelo (95) 99130-0917.

# Nesta quarta-feira, 30, acontece uma Sessão Especial a partir das 9h30, no Plenário Noêmia Bastos Amazonas, com a entrega do Diploma do Mérito “História Viva de Roraima” às pessoas que colaboraram com o projeto e que possuem forte conexão com a rodovia e, ao 6º Batalhão de Engenharia de Construção (6° BEC), responsável pela construção da BR-174. A comenda “Orgulho de Roraima” será dedicada, in memoriam, ao professor doutor Rafael Oliveira, cujas pesquisas fundamentaram a criação da iniciativa.

# A abertura do evento ocorre antes da sessão especial, no Espaço Cultural Maria Luiza Vieira Campos, com a exposição fotográfica e de equipamentos antigos, que será aberta ao público e detalha a construção da rodovia.

O double de jornalista e cantor Dennis Martins ilustrando a coluna. – Foto: Acervo Pessoal

VIRALIZAR

• Mais uma conquista positiva para os empregados ou servidores dos ex-Territórios de Roraima, Amapá e Rondônia.
***
• No dia 23 de outubro (quarta-feira), o Tribunal de Contas da União, em decisão à consulta formulada pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, suspendeu, como requisito obrigatório, a comprovação de escolaridade para cargos de nível médio, auxiliar e professores leigos, desde que não seja exigida qualificação.
***
• Em Roraima, aproximadamente quatro mil pessoas passaram a integrar o quadro Federal. O enquadramento garante que os servidores dos ex-Territórios sejam incluídos ao regime da União. Ou seja, para quem comprovar vínculo entre outubro de 1988 e outubro de 1993 por, no mínimo, 90 dias consecutivos.

FLOPAR

• Após minuciosas investigações, a PCRR (Polícia Civil de Roraima) elucidou o homicídio de Antonio Etelvino Almeida, de 66 anos, conhecido como Toinho da ADERR e candidato à Prefeitura de Amajari.
***
• A operação, denominada “Mercenários”, foi coordenada pelos delegados Valdir Tomasi Rosa e Robin Felipe Barreto, da Delegacia de Pacaraima, e resultou no cumprimento de dois mandados de prisão temporária e buscas domiciliares em Boa Vista e no município de Amajari.
***
• Na manhã do último sábado, 26, a Polícia Civil cumpriu mandado de busca e apreensão na fazenda de um dos investigados, na região do Amajari. As diligências resultaram na prisão em flagrante de um funcionário da fazenda por posse irregular de arma de fogo e munições.
***
• Os mandados foram expedidos contra os suspeitos de execução, F.L.S.S., de 44 anos, e E.C.P.R.J., de 32 anos, enquanto Raul Lima, empresário e ex-deputado federal, é apontado como o mandante do crime. Para a Polícia Civil não restam dúvidas de que o crime foi motivado por disputa de terra.

Marcando presença na coluna, o diretor técnico da Federação Roraimense de Atletismo (FERA), Deved Pires. – Foto: Yohanan Emmanuel.

Veja também

Topo