E-mail: marcioweissenstein@hotmail.com
Instagram: @marcioweissenstein
Depoimento
“Eu nasci no dia 1º de janeiro de 1985 vivi toda minha vida na Terra Indígena Yanomami, moro na região da Maloca Papiu, na comunidade do Tihinaki.
Eu caço no mato, vou buscar alimento para sustentar a minha família e também trabalho na roça, plantando macaxeira, banana, mandioca, etc. Moramos juntos na mesma casa, mas cada família tem seu espaço.
Eu não paro de ir trabalhar e caçar todo tempo, por isso eu me acostumei a viver na floresta.
Por isso eu não consigo viver aqui na cidade, na cidade é tudo diferente e nem consigo andar a pé, porque é muito perigo acidente de carro.
Na minha terra indígena yanomami não é assim, tudo é tranquilo para andar na floresta. Gosto de ouvir os cantos de pássaros e o barulho do vento nas folhas.
Na cidade só tem barulho de carro e energia e som de carros”.
Por Genivaldo Krepuna Yanomami
Filosofia
• O Instituto Federal de Roraima (IFRR) comemorou a conquista dos estudantes Pedro Enrique dos Passos Morais e Luan Victor Ribeiro da Fonseca, do Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO).
***
• Os jovens participaram recentemente de duas olimpíadas de filosofia – uma em nível estadual e outra em nível nacional –, nas quais foram premiados, destacando-se como representantes do estado e do IFRR.
***
• Os alunos participaram da 1ª Olimpíada Roraimense de Filosofia (oRRfil), que discutiu temas filosóficos e desenvolveu o pensamento crítico. Pedro foi premiado com medalha de ouro, e Luan recebeu menção honrosa pelo desempenho.
Filosofia II
• A cerimônia ocorreu na Reitoria da Universidade Estadual de Roraima (Uerr), na noite da última terça-feira, 29, e contou com a presença de familiares, professores e da comunidade acadêmica.
***
• Pedro foi o único estudante de Roraima classificado para a fase final da 1ª Olimpíada Nacional de Filosofia (Onfil), realizada de 17 a 20 de outubro, em Santa Maria (RS).
***
• Na competição, ele conquistou uma menção honrosa, destacando-se por seu compromisso e paixão pela filosofia.
Povos Originários & Direitos Humanos
• As inscrições para o III Congresso MPC/RR – Povos Originários e Direitos Humanos, promovido pelo Ministério Público de Contas de Roraima (MPC/RR), estão abertas.
***
• Os interessados podem se inscrever pelo site.
***
• O evento acontece nos dias 21 e 22 de novembro de 2024 na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima (OAB-RR), na Avenida Ville Roy, nº 4284.
Povos Originários & Direitos Humanos II
• Com o tema “Os Desafios para a Preservação da Amazônia”, o evento reunirá especialistas, lideranças indígenas, representantes de órgãos públicos e da sociedade civil para debater temas cruciais como a proteção à população indígena, o direito ambiental, políticas públicas e a comunicação na região de fronteira.
***
• A iniciativa conta com apoio do Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCERR), da OAB Roraima e da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), que irá promover a transmissão ao vivo do evento pela TV Assembleia 57.3 e pelo canal do Youtube.
***
• O destaque fica para a presença do líder indígena yanomami Davi Kopenawa, a Presidenta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas, Joênia Wapichana; os jornalistas de renome nacional Caco Barcellos e Roberto Cabrini e o vice-presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Sebastião Helvécio.
Povos Originários & Direitos Humanos III
• Além das discussões, o evento contará também com uma Oficina de Comunicação voltada para jornalistas e acadêmicos da área com o repórter Daniel Camargos, celebrações artísticas, promoções de cultura e artesanato e entrega das medalhas Cruviana de “Honra ao Mérito Institucional” e de “Gestão Fiscal” para homenageados e indicados.
***
• As inscrições para a oficina devem ser feitas diretamente com a Assessoria de Comunicação do MPC-RR.
***
• As inscrições seguem até dia 21 de novembro, no primeiro dia do evento. O credenciamento dos inscritos ocorrerá das 08h às 09h da manhã da sexta-feira, 22. Durante este período, os participantes poderão retirar seus materiais informativos, além de se ambientarem com o local do evento. Os interessados podem acompanhar novas informações nas redes sociais do MPC-RR.
Aproximação
• O Pix vai ter uma opção de pagamento similar ao “cartão wireless” até o fim do ano. O evento de lançamento está previsto para essa semana.
***
• A informação é do presidente do Banco Central. Roberto Campos Neto que participou na última terça-feira, 29, do Lide Forum Conference em Londres. Campos Neto disse que o BC já fechou o acordo com o Google e ainda negocia com a Apple. Isso significa que, provavelmente, o serviço estará disponível no início apenas para usuários do sistema operacional Android.
***
• Com o Pix por aproximação, o usuário vai dar apenas dois toques no celular para aparecer o símbolo do Pix e fazer o pagamento na maquininha — similar ao “cartão wireless”. Não será necessário abrir o aplicativo do banco para capturar o QR Code como ocorre hoje.
POR FALAR NISSO…
# Nesta segunda-feira, 4, é Dia do Inventor e Dia das Favelas.
# Comemora idade nova segunda-feira, 4, Adriana Siqueira Mello Padilha.
# A coordenadora do Unicef em Pacaraima, Ludmila Balanin, passou uma semana em Boa Vista de 28 a 1º/12 e a partir do dia 4 de dezembro labuta em Brasília. Mas até dezembro ainda fica responsável pelo Fundo no município.
# A 43ª Expoferr Show acontece de 5 a 9 de novembro, no Parque de Exposições Dandaezinho, localizado no bairro Monte Cristo, zona rural de Boa Vista. A meta para 2024 é superar os R$ 600 milhões de negócios movimentados no ano passado.
# Ao todo, mais de 93 mil m² de infraestrutura serão montados no Dandãezinho, possibilitando a geração de negócios, empregos diretos e indiretos.
# O evento contará com shows e apresentações artísticas regionais e nacionais, leilões, rodeios, exposição de máquinas, produtos e tecnologia, oportunidades de negócios, ampla área de alimentação e lazer, estrutura segura e conforto.
# O hotel Isla Mujeres by Secrets, no México, ganhou o cobiçado título de Hotel Mais Instagramável do Mundo em 2024.
VIRALIZAR
• A ALE-RR aprovou na última terça-feira, 29, o Projeto de Lei nº 24/2024, de autoria da deputada Aurelina Medeiros, que proíbe o reboque de veículos de pessoas com deficiência ou idosas.
***
• Conforme a proposta, o objetivo é coibir as remoções ilegais de veículos com identificação de uso por pessoas deficientes e da terceira idade.
***
• Durante a sessão, a deputada reforçou a importância de a proposta entrar em vigor, tendo em vista que a população roraimense é prejudicada com a remoção ilegal dos veículos. O projeto de lei pontua que a norma somente será aplicada para quem tem o veículo identificado. Além disso, pontuou que a norma não é um estímulo para que este público cometa irregularidades no trânsito.
FLOPAR
• O ditador Nicolás Maduro acusou o Itamaraty de estar vinculado ao Departamento de Estado americano e chamou um diplomata brasileiro de fascista em reação ao veto de Brasília à entrada da Venezuela no Brics, durante a cúpula do grupo em Kazan, na Rússia, na semana passada.
***
• As declarações que seguiram a cartilha chavista de ataque a críticos, foi feita na última segunda-feira, 28. O ditador gastou 40 minutos das 2h30 de seu programa semanal, o Con Maduro Más, para falar sobre as relações com o Brasil.
***
• À frente de uma tela que exibia o momento em que cumprimentou o presidente da Rússia, Vladimir Putin, o líder venezuelano tentou afastar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) da polêmica, qualificada por ele de “facada nas costas”.