
E-mail: [email protected]
Instagram: @marcioweissenstein

Residência médica
• O Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth- HMI, em parceria com a UERR, recebeu parecer favorável do MEC para iniciar o Programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia a partir de 2026.
***
• A Maternidade também recebeu sinalização positiva do Ministério para realizar as adequações necessárias à sua qualificação como hospital-escola, ampliando o papel da unidade como referência em ensino, pesquisa e assistência materno-infantil.
***
• A implantação da residência permitirá que profissionais formados localmente sigam para a especialização sem precisar deixar o Estado, o que contribui para a fixação de especialistas, reduz a carência de profissionais e amplia a capacidade de atendimento qualificado.
Inauguração
• A cerimônia de inauguração da sala “Cuidar para Curar”, criada para atender crianças de 5 a 11 anos, que convivem ou são vítimas de violência doméstica, ocorreu na manhã da última sexta-feira, 28, na Secretaria Especial da Mulher, localizada na avenida Santos Dumont, 1470, bairro Aparecida, e contou com a presença de autoridades e representantes da sociedade civil.
***
• O local oferece escuta especializada, acolhimento e acompanhamento psicológico, garantindo um ambiente seguro e estruturado a crianças em situação de vulnerabilidade familiar.
***
• A iniciativa busca minimizar impactos emocionais e fortalecer o desenvolvimento das crianças atendidas.Os profissionais envolvidos serão capacitados para evitar revitimização, garantindo atendimento ético e sensível. O projeto segue o princípio da prioridade absoluta previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, que determina a proteção integral. A iniciativa contribui para romper ciclos de violência e promover saúde mental. Assim, assegura-se o melhor interesse das crianças em todas as decisões.
Formatura
• O Campus Bonfim CAB – do IFRR vai certificar 199 professores indígenas no curso de formação inicial e continuada Auxiliar Pedagógico.
***
• A cerimônia ocorrerá na quarta-feira, 3, às 9h, na sede da Prefeitura de Normandia.
***
• A cooperação interinstitucional, conforme esclareceu a gestão do CAB e o gestor José Airton da Silva Lima, vinculado à Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (Smecel/Prefeitura de Normandia), surgiu da necessidade de se ofertar uma formação profissionalizante a docentes indígenas que ainda não possuíam qualificação na área do magistério. Atendendo a uma demanda apresentada pelos líderes indígenas e pelos próprios professores, a Semecel procurou a unidade de ensino para solicitar o apoio desta, resultando na formalização de um termo de cooperação que viabilizou a oferta do curso.

POR FALAR NISSO…
# Nesta segunda-feira, 1º/12, é Dia do Numismata e Dia Internacional da Luta contra a AIDS.
# Comemoram aniversário nesta segunda-feira, 1º/12: Sassá Assen, o dentista Flávio Mourae o amigo roraimense Jarbas Silva.
# Nos dias 11 e 12 de dezembro (quinta e sexta-feira) acontecerá o “Festival Gastronômico Roraima: Sabores da Amazônia”, a partir das 14h, na Plataforma 8, localizado na rua Pedro Rodrigues nº 80, Centro de Boa Vista.
# A coluna indica um point gastronômico de Boa Vista, também localizado na rua Pedro Rodrigues, na Mecejana. Estamos falando do “Sabores da Sopa”.
# Na primeira faixa de Lux, lançado no início de novembro, a cantora espanhola Rosalía compartilha um desejo: “Quién pudiera venir de esta tierra / Y entrar en el cielo / Y volver a la tierra.” Em todo o álbum, os sons dos diferentes instrumentos musicais são incorporados aos graves e agudos da música eletrônica. Ao todo, Rosalía canta em treze idiomas: catalão (sua língua materna), espanhol, inglês, árabe, ucraniano, italiano, francês, alemão, hebraico, japonês, latim, mandarim e português.
# O Ministério das Relações Exteriores apresentou dados atualizados sobre a violência contra brasileiras no exterior. De acordo com a embaixadora Márcia Loureiro, de 2023 a 2024, houve um aumento de 4,8% nos atendimentos consulares relacionados à violência: de 1.556 para 1.631. Os dados serão lançados no Mapa Nacional da Violência de Gênero, um painel interativo de dados sobre violência contra mulher elaborado pelo Observatório da Mulher contra a Violência do Senado, numa parceria com o Instituto Natura e a Organização Social Gênero e Número.

VIRALIZAR
• A Divisão de Inclusão e Acessibilidade e a Pró-Reitoria de Ensino e Graduação realizam na quinta-feira, 4, das 16h às 20h, no Parlatório, o evento “Diversidade e Inclusão em Cena: Mostra de Talentos na UFRR”, uma ação artística-cultural em alusão ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.
***
• A iniciativa tem como objetivo valorizar, reconhecer e divulgar os talentos de estudantes com deficiência da Instituição, promovendo um espaço de visibilidade, participação e celebração da diversidade.
***
• A Mostra contará com apresentações musicais, teatrais, poéticas, de dança e exposições artísticas, fortalecendo o compromisso da UFRR com a inclusão e a acessibilidade.
FLOPAR
• A pesquisa nacional Saúde Bucal – SB Brasil 2023, conduzida pelo Ministério da Saúde, traçou um panorama preocupante do estado de saúde bucal da população.
***
• O levantamento apontou que apenas 5,2% dos adultos entre 35 e 44 anos estão livres de cáries.
***
• O quadro se agrava com dados que revelam presença de cálculo dentário (tártaro) em 54,13% dos entrevistados e sangramento gengival em 41,53%, um dos sinais clássicos da gengivite.



