
E-mail: [email protected]
Instagram: @marcioweissenstein

Turismo
• O Centro de Apoio aos Municípios – CAM da Assembleia Legislativa de Roraima garantiu a inclusão do município de Cantá no Mapa do Turismo Brasileiro, instrumento oficial do Ministério do Turismo que orienta o planejamento e a execução de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do setor turístico no país.
***
• A certificação foi concedida pelo Ministério do Turismo, por meio do Programa de Regionalização do Turismo e dos Interlocutores Estaduais do programa, confirmando que o município está oficialmente integrado ao Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro.
***
• A inclusão possibilita o acesso a programas federais, investimentos e ações de promoção turística, fortalecendo a economia local.
Concursos estadual
• Com o objetivo de reforçar o quadro de servidores estaduais e otimizar o atendimento à população, o Governo de Roraima anunciouna última terça-feira, 30 de dezembro, a realização de 4 concursos públicos, contemplando 635 postos de trabalho em quatro órgãos estaduais, com cargos de níveis médio e superior.
***
• A primeira contemplada da nova leva de certames, a Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Femarh, ofertará 20 vagas de nível superior para o cargo de analista ambiental.O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural – Iater ofertará, 80 postos de trabalho. Deste total, 28 vagas serão para nível superior e 52 para nível médio.
***
• O Instituto de Terras e Colonização de Roraima – Iteraima ofertará16 vagas para ensino médio e mais 24 vagas para ensino superior. O maior número de vagas será ofertado no concurso da Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social – Setrabes. Serão 495 vagas, sendo 315 para nível médio e 180 para nível superior. As vagas abrangem os cargos de analista em administração, contabilidade, jurídico, pedagogia, psicologia, terapia ocupacional, serviço social, sociologia, nutrição e antropologia.

POR FALAR NISSO…
# Nesta quinta-feira, 1º de janeiro de 2026, é Dia de Confraternização Universal e Dia Mundial da Paz.
# Comemoram aniversário nesta quinta-feira, 1º/01, o roraimense Miro Eduardo de Lima, Luiz Pinto Souzae Lyardison Silva Nascimento, de Pacaraima
# Comemora aniversário nesta sexta-feira, 2, o roraimense Frank Rander de Almeida.
# No sábado, 3, comemoram aniversários: o arquiteto Pedro Hees, o deputado estadual Gerson Chagas, a juíza Patrícia Oliveira dos Reis, o juiz Jarbas Lacerda de Miranda, Jenário Cândido da Silva e Neivimar Magalhaes Gomes.
# Domingo, 4, comemoram aniversário: Vilani Beserra Marques, Édio Vieira Lopes, a delegada Drª Rozane Maria Widmar e Lucas Castro de Oliveira.
# A Prefeitura de Boa Vista, por meio da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura – Fetec, publicou na última terça-feira, 30 de dezembro de 2025, o Edital de Chamamento Público para Permissão de Uso Transitório de Espaço Público, destinado a ambulantes e comerciantes interessados em atuar durante o Carnaval 2026. As inscrições poderão ser feitas por pessoas físicas ou jurídicas, conforme a modalidade escolhida.
# As inscrições serão realizadas presencialmente nos dias 8, 9 e 12 de janeiro de 2026, das 8h às 14h, na sede da Fundação, localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, entrada lateral do prédio do Teatro Municipal de Boa Vista.

VIRALIZAR
• A Receita Federal divulgou um comunicado no dia 29 dezembro de 2025 (segunda-feira), em que volta a desmentir a existência de cobrança de imposto sobre transações financeiras acima de R$ 5 mil e uma suposta multa de 150% para quem não pagar o falso imposto.
***
• Notícias falsas similares já haviam sidos desmentidas pelo órgão no início de 2025, quando viralizou vídeo do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) especulando que o Pix poderia ser taxado.
***
• “A Constituição Federal proíbe a tributação de movimentações financeiras. Isso não existe e nunca irá existir nos termos da Constituição atual”, disse a Receita Federal. “Não existe nenhuma tributação de 27,5% em transações, é completamente falso; também é mentira que exista qualquer multa de 150% por falta de declaração”, continuou o órgão.
FLOPAR
• O governo de Portugal decidiu suspender, por três meses, a aplicação do novo sistema europeu de controle de entradas e saídas, o Entry Exit System – EES, no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, após o agravamento das filas e dos atrasos na área de imigração registrados nos últimos dias, relatado por brasileiros.
***
• Segundo comunicado do Ministério da Administração Interna, a decisão foi tomada diante das dificuldades operacionais geradas pela implementação do sistema eletrônico europeu, que passou a registrar de forma digital a entrada e a saída de passageiros provenientes de países fora da União Europeia.
***
• O EES entrou em vigor em Portugal em outubro deste ano.




