E-mail: marcioweissenstein@hotmail.com
Instagram: @marcioweissenstein
Povos Originários & Direitos Humanos
• As inscrições para o III Congresso MPC/RR – Povos Originários e Direitos Humanos, promovido pelo Ministério Público de Contas de Roraima (MPC/RR), estão abertas.
***
• Os interessados podem se inscrever pelo site.
***
• O evento acontece nos dias 21 e 22, quinta-feira e sexta-feira respectivamente, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima (OAB-RR), na Avenida Ville Roy, nº 4284.
Povos Originários & Direitos Humanos II
• Com o tema “Os Desafios para a Preservação da Amazônia”, o evento reunirá especialistas, lideranças indígenas, representantes de órgãos públicos e da sociedade civil para debater temas cruciais como a proteção à população indígena, o direito ambiental, políticas públicas e a comunicação na região de fronteira.
***
• A iniciativa conta com apoio do Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCE/RR), da OAB/RR e da ALE-RR, que irá promover a transmissão ao vivo do evento pela TV Assembleia 57.3 e pelo canal do Youtube.
***
• O destaque fica para a presença do líder indígena yanomami Davi Kopenawa, a Presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas – FUNAI, Joênia Wapichana; os jornalistas de renome nacional Caco Barcellos e Roberto Cabrini e o vice-presidente do Instituto Rui Barbosa, Sebastião Helvécio.
Povos Originários & Direitos Humanos III
• O evento contará também com uma Oficina de Comunicação voltada para jornalistas e acadêmicos da área com o repórter Daniel Camargos, celebrações artísticas, promoções de cultura e artesanato e entrega das medalhas Cruviana de “Honra ao Mérito Institucional” e de “Gestão Fiscal” para homenageados e indicados.
***
• As inscrições para a oficina devem ser feitas diretamente com a Assessoria de Comunicação do MPC/RR.
***
• As inscrições seguem até dia 21 de novembro, no primeiro dia do evento. O credenciamento dos inscritos ocorrerá das 08h às 09h da manhã da sexta-feira, 22. Os interessados podem acompanhar novas informações nas redes sociais do MPC/RR.
Gestão Pública
• O Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO) do IFRR lançou o edital do vestibular 2025.1 para o curso superior de Tecnologia em Gestão Pública na modalidade a distância (EAD).
***
• São 180 vagas disponíveis, distribuídas entre cinco polos de ensino a distância nas cidades de Boa Vista, Caracaraí, Mucajaí, Rorainópolis e Alto Alegre.
***
• As inscrições encerram na quinta-feira, 21, e podem ser efetuadas pelo Sistema de Gerenciamento de Concurso do IFRR. Os interessados que não tenham acesso à internet poderão fazer sua inscrição presencialmente, nos polos de EAD, das 8h às 12h. Em Caracaraí, Mucajaí, Rorainópolis e Alto Alegre, o polo fica no prédio do Instituto de Educação de Roraima (Ierr) da localidade. Em Boa Vista, é possível se inscrever na sede do CBVZO, localizada na Rua Professor Nonato Chacon, 1976, no Bairro Laura Moreira (Conjunto Cidadão), e no polo do Ierr localizado na Alameda dos Bambus, 525, no Bairro Pricumã.
Consciência negra
• O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Roraima (Iphan-RR) está com programação especial para quinta-feira, 21, em alusão ao mês da Consciência Negra.
***
• O Encontro Salvaguardar Afetos: Pela Preservação do Patrimônio Cultural dos Povos de Religiões de Matriz Africana e Afro-Brasileira de Roraima será realizado às 18h30, no Templo de Umbanda Ogum Yara, localizado na Rua Thereza Magalhães Brasil, n° 220, Senador Hélio Campos, em Boa Vista.
***
• O evento é voltado para os povos de terreiros e comunidades tradicionais e pretende mostrar os resultados da primeira edição do evento, realizado em 2023 e que possibilitou a elaboração de relatório com as principais demandas das comunidades em relação à preservação e a valorização do Patrimônio Cultural de Matriz Africana.
Consciência negra II
• Outros dois eventos serão realizados no dia 21 de novembro. A Reunião Ampliada pelo Processo de Registro do Areruya Ingarikó como Patrimônio Cultural do Brasil vai apresentar os encaminhamentos realizados acerca do reconhecimento do ritual indígena Areruyá Ingarikó na região do Wîi Tîpî, localizada na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, no município de Uiramutã.
***
• A programação será realizada às 9h da manhã, no auditório do Centro de Ciências Humanas da UFRR, em Boa Vista.
***
• Na ocasião também será apresentado sobre o processo de reconhecimento e proteção federal para bens culturais imateriais, que abrange celebrações, práticas, saberes, ofícios, formas de expressão, dentre outros. O evento busca, ainda, estabelecer parcerias em prol do processo para reconhecimento de patrimônios culturais em diálogo com os povos indígenas.
Consciência negra III
• Por fim, o Iphan-RR realizará, às 14h30, o Encontro de Mobilização para a Salvaguarda da Literatura de Cordel em Roraima. A atividade faz referência ao “Dia do Cordelista”, celebrado em 19 de novembro.
***
• Trata-se de uma reunião com cordelistas do estado, com o objetivo de apresentar a política do Iphan para a salvaguarda dessa forma de expressão cultural. O encontro também será realizado no auditório da UFRR.
***
• A reunião conta com a parceria do Programa de Pesquisa e Extensão Memorial de Narrativas e Práticas Socioculturais em Roraima e do Centro de Ciências Humanas, ambas da UFRR.
POR FALAR NISSO…
# Nesta quarta-feira, 20, é Dia do Auditor de Controle Interno, Dia do Biomédico, Dia do Esteticista, Dia do Técnico em Contabilidade, Dia Mundial das Crianças Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (pela primeira vez será feriado nacional)e Dia da Industrialização da África.
# Completam anos nesta quarta-feira, 20: o desembargador Ricardo de Aguiar Oliveira e o guarda municipal de Caracaraí Rogério Duarte Mota.
# Será realizado o X Seminário de Recursos Naturais nos próximos dias21 e 22 de novembro (quinta-feira e sexta-feira, respetivamente), no Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais – Pronat, da UFRR. Na ocasião, acontecerá o pré-lançamento do livro “PRONAT: 20 Anos no Enfretamento dos Problemas Ambientais de Roraima, às 10h40, do dia 22. O evento contará com uma programação diversificada.
# O Presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, Desembargador Jésus Nascimento, convida para prestigiar a II Feira de Resultados dos Projetos Sociais, oriundo das prestações pecuniárias, no sábado, 23, das 17h às 22h30, no estacionamento da Praça Fábio Marques Paracat.
# Um vira-lata chamado Apollo se tornou atração turística no Egito após escalar a Grande Pirâmide de Quéfren. Sua fama inspirou a criação de um centro veterinário e adoções de cães de rua. O cão, líder de uma matilha local, agora é símbolo de esperança para melhorar a vida dos animais no país.
# A Polícia Federal deflagrou na terça-feira, 19, a Operação Submarine, com o objetivo de desarticular um esquema de desvio de recursos públicos envolvendo servidores da Prefeitura Municipal de Pacaraima. A investigação teve início após a descoberta de que as mesmas empresas utilizadas em fraudes durante a pandemia da Covid-19 estavam sendo novamente empregadas para desviar verbas federais destinadas ao município.
VIRALIZAR
• O Hospital Israelita Albert Einstein lidera o ranking dos 20 melhores hospitais da América Latina, de acordo com a IntelLab, empresa especializada em análise de dados.
***
• O Einstein figura entre as cinco brasileiras que integram a lista, seguido pelo Hospital Sírio-Libanês. Em quarto lugar no ranking está o Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre.
***
• Além dos dois hospitais de excelência em São Paulo, a lista também inclui o Hospital Nove de Julho (em 11º lugar) e o Hospital Municipal Vila Santa Catarina (em 16º lugar).
FLOPAR
• Se antes supostamente faltavam elementos que ligassem o governo Bolsonaro aos atos antidemocráticos, agora não faltam mais. Na manhã de terça-feira, 19, a Polícia Federal realizou uma operação cumprindo mandados de prisão e busca e apreensão contra suspeitos de integrarem uma organização criminosa responsável por elaborar um plano de executar o presidente Lula, o vice Geraldo Alckmin e o ministro do STF, Alexandre de Moraes.
***
• Dos cinco presos, quatro são militares e um é agente da Polícia Federal. O plano criado por eles recebeu o singelo nome de “Punhal Verde e Amarelo”.
***
• A operação da PF, batizada de Contragolpe, faz parte do inquérito que investiga a tentativa de golpe e os atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Foram presos o general de brigada Mario Fernandes (na reserva), o tenente-coronel Hélio Ferreira Lima, o major Rodrigo Bezerra Azevedo e o major Rafael Martins de Oliveira. Todos eles do Exército e relacionados com o grupo de Forças Especiais, os chamados “kids pretos”. Também o policial federal Wladimir Matos Soares.