
E-mail: [email protected]
Instagram: @marcioweissenstein

Inovação
• A Estácio anunciou o lançamento de oito graduações tecnológicas para preparar profissionais para carreiras emergentes, diretamente moldadas pela ascensão acelerada da inteligência artificial.
***
• O novo portfólio — multidisciplinar, digital e com forte ênfase em IA e machine learning — antecipa demandas que estão surgindo agora, em tempo real, e posiciona o país na vanguarda da formação de talentos para a economia do futuro.
***
• As novas graduações são: Gestão do Design Comportamental, Terapêuticas Digitais, Automação de Conhecimento, Gestão de Mídias Sociais e Comunidades com IA, Produção Criativa com IA, Governança em IA e Auditoria Algorítmica, Gestão de Serviços para a Longevidade e Gestão da Transição Energética e Economia Verde. Os cursos já estão disponíveis no site da instituição, com início em fevereiro de 2026.
Abono
• O pagamento do abono salarial do PIS/Pasep referente a 2026 terá início em fevereiro e seguirá calendário escalonado até agosto, conforme o mês de nascimento do trabalhador.
***
• Neste ano, passam a valer novas regras de acesso ao benefício, que alteram de forma gradual o critério de renda para elegibilidade.
***
• Atualmente, o abono é pago a trabalhadores que recebem até dois salários mínimos. A partir de 2026, esse limite começa a ser reduzido progressivamente, até alcançar 1,5 salário mínimo por volta de 2035, conforme definido no pacote fiscal aprovado pelo Congresso Nacional em 2024.
Ferramenta
• O povo indígena Ye’kwana agora conta com uma ferramenta fundamental para a preservação de sua identidade linguística e cultural: o Dicionário Multimídia da Língua Ye’kwana.
***
• O material foi consolidado em novembro de 2025, como resultado de um longo processo de pesquisa e documentação linguística realizado pelo Projeto Salvaguarda do Patrimônio Linguístico e Cultural de Povos Indígenas Transfronteiriços e de Recente Contato na Região Amazônica, um projeto de cooperação técnica internacional firmado pelo Museu Nacional dos Povos Indígenas – MNPI, órgão científico-cultural da Fundação Nacional dos Povos Indígenas – Funai, e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – Unesco.
***
• A ferramenta é resultado do trabalho do Subprojeto Ye’kwana que integra o Programa de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas (ProDoclin). A devolutiva do produto desenvolvido pelo subprojeto aconteceu na comunidade Waichannha (Waikás), do povo indígena Ye’kwana, na Terra Indígena – TI Yanomami, em Roraima.

POR FALAR NISSO…
# Nesta quinta-feira, 15, é Dia dos Adultos e Dia Mundial do Compositor.
# Comemoram aniversário nesta quinta-feira, 15: Diogo Novaes Fortes, Dr. Juseilton da Costa e Silva e Wagner Gonçalves de Souza.
# É inacreditável, que mesmo com toda a situação de insegurança e incerteza pela qual passa a Venezuela. Ainda tem empresa de turismo em Manaus, levando pessoas para a Ilha de Margarita.
# O Encruzilhada Chardonnay 2024, da pequena vinícola Arte Líquida de Gramado e Canela (RS), foi eleito o melhor vinho branco do Brasil pelo Guia Adega, com 94 pontos.
# No Peru, um governo local realizou algo inédito em todo o mundo: concedeu direitos a um inseto. Parte da cultura ancestral do povo indígena ashaninka, as abelhas sem ferrão nativas da Amazônia são consideradas as mais antigas do mundo e passam a ser protegidas pela legislação.
# Das notícias de última hora dão conta do pedido de demissão da secretária de educação de Pacaraima, Alcione Alencar Sulbaran. O que já era acordado há tempos!

VIRALIZAR
• O Governo do Estado de Roraima, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima – Faperr, lança o II Prêmio Roraimense de CT&I (Ciência, Tecnologia e Inovação), destacando iniciativas que ampliam o alcance e o impacto da ciência e da inovação no Estado.
***
• As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente de forma online, por meio do sistema Sigfaperr, até o dia 18 de fevereiro de 2026.
***
• Para participar, é fundamental que o candidato leia o edital com atenção, preencha corretamente o formulário de inscrição e envie toda a documentação exigida.
FLOPAR
• O Grok, chatbot de inteligência artificial da empresa xAI de Elon Musk, informou no dia 2 de janeiro, que lapsos nas proteções resultaram em ‘imagens representando menores em roupas mínimas’ na plataforma de rede social X e que melhorias estavam sendo feitas para evitar isso.
***
• Capturas de tela compartilhadas por usuários no X mostraram a aba de mídia pública do Grok repleta de imagens que, segundo os usuários, foram alteradas quando eles enviaram fotos e pediram ao bot para editá-las.
***
• O Grok não deu mais detalhes.



