Sociedade: Tribos de Roraima – por Márcio Coelho

E-mail: [email protected]
Instagram: @marcioweissenstein

Em pose descontraída, a matriarca de tradicional família roraimense, a senhora Maria Costa dos Santos. – Foto: Acervo Pessoal

Internacional

• A UFRR firmou na quarta-feira, 19, o Acordo de Cooperação Técnica Internacional com a Embaixada da França no Brasil. A assinatura aconteceu com a presença do Reitor, José Geraldo Ticianeli, na Embaixada localizada em Brasília.
***
• A instituição passa a integrar à Rede de Cátedras do Centro Franco-Brasileiro da Biodiversidade Amazônica. O centro é uma iniciativa conjunta dos Presidentes do Brasil e da França com o objetivo de fortalecer a cooperação científica, acadêmica e ambiental entre os dois países mantendo foco estratégico na região amazônica.
***
• O acordo prevê o incentivo direto à mobilidade internacional de professores e pesquisadores da UFRR que poderão desenvolver atividades acadêmicas tanto em instituições da França metropolitana quanto da Guiana Francesa. Em regime de reciprocidade, a UFRR também receberá, anualmente, um professor visitante francês por um período de 20 a 30 dias, que atuará com grupos de pesquisa, ministrará oficinas e palestras e participará de atividades científicas e formativas.

Vestibulares

• O IFRR está com três vestibulares abertos. Trata-se de processos seletivos para ingresso em cursos de graduação destinados a quem deseja iniciar o ensino superior no primeiro semestre de 2026.
***
• Confira as oportunidades em cada unidade de ensino, por ordem cronológica crescente do prazo de inscrição:Campus Boa Vista Zona Oeste –CBVZO – A unidade, localizada no Bairro Laura Moreira (Conjunto Cidadão), em Boa Vista, oferta vagas em dois cursos tecnológicos, sendo 40 em cada um. As inscrições estão abertas até sexta-feira, 21 de novembro. A prova será aplicada no dia 7 de dezembro. São estes os cursos com vagas: Tecnologia em Gestão Pública e Tecnologia em Design Gráfico. A página do certame, com todos os detalhes do edital, está disponível neste link
***
• Campus Amajari – CAM – O campus, localizado na Rodovia Antonino Menezes da Silva (antiga RR-342),oferta 35 vagas para o curso Tecnologia em Aquicultura. As inscrições seguem até 27 de novembro, e a prova será realizada em 7 de dezembro. A página específica do certame está disponível neste link

Vestibulares II

• Campus Boa Vista – CBV – A unidade mais antiga do IFRR, situada no Bairro Pricumã, na capital do estado, oferta vagas em seis cursos superiores, sendo 28 em cada um. As inscrições permanecem abertas até 30 de novembro, e a prova está marcada para 14 de dezembro. Três desses cursos são licenciaturas, voltadas para formação de professores: Ciências Biológicas, Educação Física e Matemática.
***
• Além disso, o CBV oferta três cursos tecnológicos, com duração média de três anos: Tecnologia em Gestão de Turismo, Tecnologia em Gestão Hospitalar e Tecnologia em Saneamento Ambiental.
***
• Outras informações sobre o certame, incluindo área de atuação, duração de cada curso e habilidades profissionais, estão no edital, disponível neste link. Todos os certames estão sendo realizados pelo Sistema de Gerenciamento de Concursos (SGC)

Provas

• Os prints de redes sociais passam a ser reconhecidos como prova em ações de aumento de pensão alimentícia. A advogada Suéllen Paulino diz que a medida vem sendo acolhida principalmente quando as publicações demonstram que o genitor possui uma condição financeira exposta na web superior à declarada judicialmente.
***
• Uma recente movimentação no Judiciário brasileiro reacendeu o debate sobre o uso de provas digitais em processos de família. Decisões recentes têm confirmado que prints de redes sociais, como fotos, stories, publicações, conversas e até registros de viagens, podem ser utilizados como prova para revisar e aumentar o valor da pensão alimentícia.
***
• Segundo ela, os tribunais têm entendido que, embora não sejam prova absoluta por si só, esses registros funcionam como fortes indícios de que a capacidade financeira é maior, justificando a reavaliação do valor da pensão. Suéllen Paulino afirma que capturas de tela podem ser aceitas como prova documental, desde que atendam alguns requisitos de autenticidade. Ela listou o que jurisprudência atual considera válidos os prints quando: Apresentam data, perfil, contexto e conteúdo íntegro; Estão acompanhados de outros documentos que confirmem a discrepância financeira, como extratos, comprovantes de compras ou testemunhos; Foram registrados por meio de ata notarial, instrumento que garante a veracidade da captura e reduz contestação sobre adulteração. Assim, as publicações se tornam parte de um conjunto probatório capaz de demonstrar que o alimentante possui renda superior à informada.

Beijos

• Humanos beijam, macacos beijam e até ursos polares beijam. E, agora, pesquisadores do Reino Unido e dos Estados Unidos reconstruíram a origem evolutiva desse enigma.
***
• O estudo sugere que o beijo na boca surgiu há mais de 21 milhões de anos e provavelmente era praticado pelo ancestral comum de humanos e outros grandes símios — primatas de grande porte, como gorilas, chimpanzés, orangotangos e humanos.
***
• A pesquisa concluiu que neandertais — parentes humanos mais próximos, extintos há cerca de 40 mil anos — também podem ter se beijado – e que humanos e neandertais podem até ter trocado beijos.

Registro da professora Jessick Custódio, coordenadora do curso de Psicologia da Estácio. – Foto: Divulgação

POR FALAR NISSO…

# Nesta sexta-feira, 21, é Dia Mundial da Filosofia, Dia Mundial da Televisão, Dia da Homeopatia e Dia das Saudações.

# Comemoram aniversário nesta sexta-feira, 21: Gerson Alves Oliveira e Rodrigo Brito.

# No sábado, 22, comemoram idade nova: o delegado Dr. Jimmy Santana de Carvalho, Geórgia Amália Freire Briglia, Júlio César Reis da Silva, de Caracaraí, Tânia Batista da Silva, do Uiramutã, Rômulo Feitosa, de Pacaraima e o desembargador Ricardo Oliveira.

# Domingo, 23, comemoram aniversário: o coronel do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima Leon Denis Araújo Lira, a defensora pública Drª Juliana Gotardo Heinzen Meira, Edvan Alves Chagas, Gildean dos Santos Sousa, o sargento do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima Erberson Viana da Costa, Francisco Servolo Barbosa Denailton, de São Luiz do Anauá e Eduardo Cabral de Macedo.

# O Centro de Ensino Técnico e Superior do Município de Mucajaí será palco neste sábado, 22, a partir das 8h30, da II Mostra Matemática do IFRR. A iniciativa pretende aproximar a comunidade do universo da matemática por meio de experiências práticas, conversas e exposições interativas.

# O Sicredi realizará o lançamento oficial da plataforma Clover, que será realizado na terça-feira, 25, às 19h, na Agência Ville Roy, em Boa Vista. A Clover integra pagamentos, controle de vendas, gestão de estoque, relatórios e cadastro de clientes, oferecendo uma experiência completa para quem busca eficiência e crescimento nos negócios.

# Será realizado nos dias 11 e 12 de dezembro de 2025, o Festival Gastronômico Roraima Sabores da Amazônia, na plataforma 8, em Boa Vista.

O urologista Mário Maciel Júnior também foi um dos participantes do Podcast da ALERR: “Saúde é Coisa de Homem”, que abordou os principais desafios do autocuidado masculino na última segunda-feira (17), com transmissão ao vivo pela TV Assembleia (canal 57.3) e YouTube (@assembleiarr). – Foto: Jader Souza

VIRALIZAR

• Paul McCartney gravou uma faixa silenciosa como forma de protesto contra propostas de lei do Reino Unido que poderiam permitir que empresas de inteligência artificial (IA) usassem obras musicais protegidas por direitos autorais sem licença ou pagamento de royalties.
***
• A faixa, intitulada “(bonus track)”, tem aproximadamente dois minutos e 45 segundos e consiste em ruídos de fundo do estúdio, como chiado de fita e sons de batidas ocasionais.
***
• Ela faz parte de um álbum de protesto maior chamado Is This What We Want? (em português, “É isso que queremos?”), que contém outras gravações silenciosas de mais de mil artistas, incluindo Kate Bush e Hans Zimmer. O álbum, cuja lista de faixas soletra a mensagem “o governo britânico não deve legalizar o roubo de música para beneficiar empresas de IA” (em inglês: “the British government must not legalise music theft to be nefit AI companies”), visa demonstrar o “silenciamento” da música original que ocorreria se as empresas de IA explorassem injustamente a propriedade intelectual dos músicos.

FLOPAR

• Um navio de cargas com milhares de vacas grávidas está à deriva na Turquia por quase dois meses.
***
• O Spiridon II teve a entrada negada no porto de Bandirma, na Turquia. Lá dentro do navio, cerca de 2.900 cabeças de gado seguem em condições insalubres.
***
• Os moradores do local relatam um cenário apavorante, com forte odor, enxame de moscas, animais morrendo e outros dando à luz. Tudo isso em meio a fezes e sujeira acumulada. Segundo o jornal The Sun, o navio cargueiro saiu de Montevidéu, no Uruguai, no dia 20 de setembro, e desembarcaria na Turquia, no dia 22 de outubro. O navio, que tem a bandeira do Togo, não recebeu autorização para descarregar o gado.

O Dr. Mauro Asato dividindo clic com o tuxaua Felipe Valério Macuxi, da comunidade indígena Teso Vermelho, em Normandia. – Foto: Acervo Pessoal

Veja também

Topo