
E-mail: [email protected]
Instagram: @marcioweissenstein

Alfabetização
• O Brasil não atingiu a meta estipulada pelo Ministério da Educação – MEC para a alfabetização em 2024, mas houve um leve avanço na taxa de alfabetização infantil no ano passado, em comparação ao ano de 2023.
***
• Dados divulgados pelo MEC, em julho, revelam que quase 60% dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental alcançaram o patamar adequado de alfabetização. A meta era alcançar 60%.
***
• De 26 estados brasileiros – Roraima não participou da avaliação – 11 alcançaram as metas próprias de alfabetização definidas localmente. Outros 18 registraram avanços em relação a 2023. Em contrapartida, seis estados tiveram queda nos resultados: Amazonas, Bahia, Paraná, Pará, Rondônia, além do Rio Grande do Sul.
Suástica
• A cineasta carioca Anna Azevedo decidiu lançar luz sobre um capítulo pouco conhecido: o interesse de Adolf Hitler pela Floresta Amazônica e a ideia de implantar uma colônia do Terceiro Reich.
***
• Anna está produzindo o documentário “Uma suástica na Amazônia”, sobre a expedição da Alemanha nazista entre 1935 e 1937. Ela teve acesso a um farto acervo de fotos, filmes em 16mm e artefatos hoje preservados no Museu Etnográfico de Berlim.
***
• O principal resquício dessa missão, aparentemente de cunho científico, é uma cruz com inscrição em alemão e uma suástica nazista, na sepultura de Joseph Greiner, um dos quatro membros da expedição. A sepultura está localizada a 287 quilômetros de Macapá (AP).
Desinformação
• O Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela emitiu uma ordem de prisão contra o presidente argentino Javier Milei, acusando-o de roubo de um avião venezuelano-iraniano retido em Buenos Aires. A medida, anunciada em setembro do ano passado, desencadeou uma campanha de desinformação orquestrada pelo governo venezuelano.
***
• A ofensiva, coordenada pelo Ministério do Poder Popular para a Comunicação e Informação da Venezuela, utilizou um aplicativo estatal chamado Siscom, que funciona como uma plataforma de mensagens para disseminar conteúdos alinhados ao regime.
***
• O aplicativo, que já conta com mais de 10 mil downloads, articula cerca de 600 grupos de apoio ao governo, promovendo campanhas de desinformação e discurso de ódio. Segundo um relatório, a Comissão de Agitação, Propaganda e Comunicação do Partido Socialista Unido da Venezuela – Psuv é responsável pela maioria das ações, que incluem ataques a líderes opositores e figuras internacionais.

POR FALAR NISSO…
# Nesta quinta-feira, 31, é Dia da Campanha do Quilo.
# Comemoram aniversário nesta quinta-feira, 31: a juíza Sissi Marlene Dietrichi Schwantes, Kelly Micheline Lira da Silva, a delegada Drª. Simone Arruda do Carmo, o também delegado Dr. Douglas Gabriel da Cruz, Evandro Baia do Carmo, a piauiense Índia Bartira Miridan, Jacilea Leitão e a senhora Maria Olímpia Mesquita (irmã do cantor Almir Mesquita).
# Dois importantes grupos israelenses de direitos humanos: a organização B’Tseleme Médicos pelos Direitos Humanos de Israel – PHRI, acusaram na segunda-feira, 28, Israel de “cometer genocídio contra os palestinos em Gaza”, tornando-se as primeiras organizações a fazer tal afirmação.
# Nicolas Puech, um dos herdeiros da empresa francesa Hermès, solicitou na segunda-feira, 28, por meio de seu advogado, esclarecimentos sobre o misterioso desaparecimento de suas ações, avaliadas em quase 14,5 bilhões de euros (o equivalente a R$ 94 bilhões, na cotação atual), após a morte de Eric Freymond, seu ex-gestor de patrimônio. O gestor de patrimônio, acusado pelo herdeiro de tê-lo arruinado morreu na semana passada, informou o jornal La Tribune de Genève.
# Estão abertas, até sexta-feira, 1º/8, as inscrições para o processo seletivo do curso Técnico em Agropecuária subsequente ao ensino médio na modalidade educação a distância – EAD ofertado pelo Campus Amajari do IFRR. Ao todo, estão sendo disponibilizadas 100 vagas para o polo de Mucajaí. O curso é uma parceria entre o IFRR e a Prefeitura de Mucajaí. A inscrição é gratuita e deve ser feita exclusivamente on-line, por meio do link, também disponível no site institucional, na página do IFRR.
#A UFRR, por meio do grupo de pesquisa “Mídia, Conhecimento e Meio Ambiente: Olhares da Amazônia”, vai promover nesta quinta-feira, 31, o debate “Comunidade LGBTQAPN+ e o meio ambiente”. O evento ocorrerá a partir das 18h30 na sala 141 do Centro de Comunicação, Letras e Artes, localizado no campus Paricarana.
# o DJ Handerson Matos faz apresentação nesta quinta-feira, 31, a partir das 20h, na Casa Freitas – Vinhos & Empório. Reservas: 99970-9706.

VIRALIZAR
• Em um país onde o silêncio é a regra diante do descaso, Léo e Rodrigo Almeida, do canal Almeidas Indicam, decidiram romper com a indiferença.
***
• Com câmeras na mão, coragem no peito e o compromisso com a verdade, o casal vem percorrendo cemitérios pelo Brasil denunciando o abandono, a negligência e a omissão de poder público e empresas responsáveis por zelar por esses espaços sagrados.
***
• Mais do que youtubers ou influenciadores, Léo e Rodrigo são ativistas da memória, da cultura e do respeito aos mortos. Por meio de seus vídeos, têm mostrado à sociedade o estado de ruína de muitos cemitérios históricos e populares, trazendo à tona temas que poucos têm coragem de abordar. A trajetória dos Almeidas é um lembrete de que o YouTube pode ser mais do que entretenimento. Pode ser ferramenta de denúncia, de transformação e de resistência.
FLOPAR
• Dívidas com bets e ‘discussão acalorada’: o que disse suspeito de matar mãe. O filho preso no dia 25 de julho de 2025, por suspeita de matar a própria mãe, a professora Soraya Tatiana Bomfim, disse aos investigadores que cometeu o homicídio após uma “discussão acalorada” por questões financeiras. O suspeito confessou o crime e diz estar arrependido. As informações são da Polícia Civil de Minas Gerais.
***
• Matteos França Campos, de 32 anos, afirmou que a briga ocorreu porque ele estava com muitas dívidas devido a apostas online e empréstimos consignados. As discussões entre os dois eram frequentes. Apesar disso, não há histórico de registro criminal por conflitos entre mãe e filho.
***
• Ele afirmou à polícia que estava muito atordoado com a situação financeira e que “surtou” durante a briga com a mãe no dia 18. O preso não revelou os valores das dívidas.





