Sociedade: Tribos de Roraima – por Márcio Coelho

E-mail: [email protected]
Instagram: @marcioweissenstein

A coluna é dedicada ao aniversariante desta sexta-feira, 1º/8, Jean Carlos Peres. – Foto: Acervo Pessoal.

Formação de atores

• O Espaço Usina Culturaestá com inscrições abertas para a oficina gratuita Cena Roraima, voltada à formação de atores e atrizes. O curso terá duração de três meses e será conduzido por profissionais renomados, com orientação pedagógica da atriz Lydia Del Picchia, do tradicional Grupo Galpão de Belo Horizonte (MG).
***
• As inscrições são gratuitas e vão até domingo, 3, exclusivamente online, neste link:. Ao todo, serão oferecidas 20 vagas. A seleção dos participantes ocorrerá entre os dias 6 e 8 de agosto e a aula inaugural está prevista para 18 de agosto de 2025, com o professor convidado Fábio Furtado, de Minas Gerais, responsável por uma semana intensiva de atividades.
***
• Também integram a equipe de professores Elder Torres, dramaturgo, roteirista e ator, com formação em Dramaturgia pela SP – Escola de Teatro e em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Paola Emperatriz, formada na Escuela Contemporánea de la Voz de Caracas (Venezuela), cantora e professora de canto na escola Bateras Beat.

Documentários

• A Mostra Bem-Te-Vi de Cinema exibirá dois documentários nesta sexta-feira, 1º, no Cinema Abrahim Jorge Fraxe, no Sesc Mecejana.
***
• A programação está prevista para começar às 19h30, com a exibição dos documentários Mike, dirigido por Cláudio Lavôr, e Universo do Silêncio, dirigido por JPavani.
***
• Na sequência, será promovido bate-papo entre o público e os diretores das produções. A entrada é gratuita. Toda a programação contará com intérprete de Libras.

Vestibular UFRR

• A UFRR iniciou na segunda-feira, 28, o período para inscrições no Vestibular 2026.
***
• As inscrições seguem abertas até o dia 31 de agosto e devem ser realizadas por meio do site da Comissão Permanente de Vestibular – CPV/UFRR.
***
• Ao todo, estão sendo ofertadas 760 vagas distribuídas em 38 cursos de graduação, com ingresso no primeiro e segundo semestres do ano de 2026.Para efetuar a inscrição, o candidato deve realizar seu cadastro on-line na página da CPV/UFRR. No entanto, caso já tenha cadastro, basta realizar sua inscrição e responder também ao Questionário Socioeconômico que estão disponíveis no sistema de inscrição. O edital completo e o manual do candidato podem ser encontrados na página da Comissão Permanente de Vestibular.

Quitação

• Roraima possui uma lei que permite os motoristas pagarem, quando abordados em uma blitz, dívidas em aberto com o Detran.
***
• O texto prevê ainda que o veículo não seja removido para o pátio do órgão, desde que não apresente insegurança e perigo para o trânsito.
***
• A Lei nº 2.118/2025, proposta pelo deputado Lucas Souza (PL), prevê que o motorista possa pagar, no momento da abordagem, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA, licenciamento anual atrasado em até 60 dias, multas e quaisquer outros débitos que forem constatados. O pagamento pode ser feito na hora, por meio de cartão ou pix, e o comprovante digital serve como atestado à autoridade de trânsito.

Exemplar

• O Tribunal de Justiça de Pernambuco – TJPE vai passar a destinar recursos oriundos de multas processuais e do Acordo de Não Persecução Penal – ANPP para organizações não governamentais de proteção animal no estado.
***
• A decisão foi confirmada após reunião realizada no dia 21 de julho de 2025 (segunda-feira), entre o presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto, o vereador Anderson Correia e o deputado federal Lula da Fonte.
***
• O pleito foi apresentado pelos parlamentares com o objetivo de fortalecer as ações de entidades que atuam na causa animal. A proposta visa beneficiar diretamente ONGs que desenvolvem trabalhos de acolhimento, tratamento e cuidado de animais abandonados ou vítimas de maus-tratos em todo o estado.

Comemora aniversário no sábado, 2, Luiz Silva. – Foto: Acervo Pessoal

POR FALAR NISSO…

# Nesta sexta-feira, 1º/8, é Dia Nacional do Selo.

# Completam anos nesta sexta-feira, 1º/8: o delegado Dr. Leonardo da Cruz Barroncas e Regiane Batista Matos.

# No sábado, 2, comemora idade nova, o empresário Sérgio Guimarães Gomes.

# Quem apaga velinhas do bolo de aniversário no domingo, 3, é o Bombeiro Militar Adail Britis de Sousa.

# A UFRR recebe nesta sexta-feira e sábado, 1º e 2 de agosto, duas atividades voltadas à valorização e defesa dos povos indígenas, com foco especial na Terra Indígena Yanomami. Nesta sexta-feira, 1º, às 19h, será exibido em parceria com a Hutukara Associação Yanomami e a Aruac Filmes, o documentário “A Queda do Céu” no auditório do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais, localizado no campus Paricarana. Já no sábado, 2, das 8h30 às 12h, será realizada a oficina “Proteção Territorial e Povos Indígenas – Enfoque na Terra Indígena Yanomami”, no auditório do CCH.

A atriz Lydia Del Picchia, do tradicional Grupo Galpão de Belo Horizonte (MG), será a orientadora pedagógica da oficina gratuita Cena Roraima, promovida pelo Espaço Usina Cultura. – Foto: Mateus Lustosa

VIRALIZAR

• Entraram em vigor no dia 25 de julho de 2025 (sexta-feira), no Reino Unido novas medidas de verificação de idade para impedir que crianças acessem conteúdo impróprio na internet. As novas regras são consideradas como um “marco” por ativistas que batalham por regulamentações mais rigorosas.
***
• A partir desta data, quem tentar acessar conteúdo pornográfico ou outros que tratam de temas sensíveis, como suicídio, automutilação e, transtornos alimentares, precisará comprovar que é maior de 18 anos.
***
• De acordo com a nova lei de segurança infantil online, as caixas de seleção que permitem que qualquer pessoa alegue a maioridade serão substituídas por escaneamentos faciais para estimar a idade, envio de documentos de identidade, verificações de cartão de crédito e outras medidas de proteção.

FLOPAR

• Pesquisa realizada pela Serasa apontou que 35% dos universitários possuem alguma dívida em aberto com a faculdade. Para 22% dos entrevistados, o desemprego é o principal motivo para o endividamento, seguido de problemas pessoais ou familiares (13%) e redução de renda (9%).
***
• Aproveitando o momento de rematrículas, a Serasa produziu um levantamento, em parceria com a Mindminers, expert em pesquisa, para entender melhor como está o orçamento dos universitários e suas pendências. Entre os endividados, 34% contam com débitos em aberto que ultrapassam o valor correspondente a cinco mensalidades, sendo que 32% delas estão pendentes há mais de dois anos.
***
• De acordo com a pesquisa, 62,3% dos estudantes também revelem ter outras dívidas, além do débito com a instituição de ensino – 55% apontam pendências com cartões de crédito, 36% com contas básicas e 32% com empréstimo pessoal.

Marcando presença na coluna, a professora de K-Pop (dança coreana), Suellen Borges. – Foto: Eduardo Andrade

Veja também

Topo